# # Ações da Rosa

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na manhã desta quarta-feira (30), para discutir o andamento da liberação de recursos para diversos projetos de ampliação de sistemas de abastecimento d’água, implantação de adutoras, recuperação de barragens e instalação de poços artesianos, apresentados pelo Governo do Rio Grande do Norte no ano passado e aprovados pelo Governo Federal, dentro do programa PAC Semiárido. O Ministro se comprometeu a agilizar a liberação de R$ 22 milhões, que já estão autorizados. A Governadora pediu prioridade máxima para os recursos destinados à instalação de poços artesianos, que, segundo ela, são a solução imediata mais efetiva para minimizar os efeitos da estiagem na vida da população, dado o atual cenário de redução do nível de água dos açudes. Sensível ao pleito da Governadora, o Ministro autorizou a liberação de mais 5 milhões de reais, somente para a instalação de poços artesianos. A Governadora e o Ministro também acertaram detalhes da visita que a Presidente Dilma fará ao Rio Grande do Norte, no início do mês de março.

# # Caminhando bem

A Secretaria de Estado da Educação iniciou o período de jornadas pedagógicas nas 16 Diretorias Regionais de Educação – DIREDS. Até o início do ano letivo, previsto para o dia 18 de fevereiro, a equipe pedagógica da secretaria estará dividida em todas as regiões do Rio Grande do Norte com a missão de levar aos gestores, coordenadores e professores, as orientações que as escolas devem seguir em 2013, de acordo com o Programa de Educação do Estado. Esta semana, a secretária Betania Ramalho, fez palestra na abertura da jornada pedagógica da DIRED de Caicó, onde falou sobre o papel do gestor e do professor, no processo de Ensino/Aprendizagem, e apresentou as metas da Educação do Estado para 2013. Ao mesmo tempo, o secretário-adjunto da Educação, professor Joaquim Oliveira, participava da abertura da jornada da regional de Parnamirim. “O foco agora é na preparação das escolas, para que elas possam receber bem os nossos alunos. Por isso, estamos fazendo um esforço para chegarmos a todas as regionais, levando a mensagem da secretaria, nossas orientações e mostrando os avanços já alcançados, como forma de incentivar os professores na busca por resultados ainda melhores. Eu acredito que 2013 será um grande ano para a Educação do Estado”, ressaltou a secretária Betania Ramalho.

# # Candidatíssima ao Senado

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) divulgou nota em que afirma que seu projeto é ser candidata à reeleição. Segue:

“Em relação à sondagem divulgada pela CONSULT sobre a disputa eleitoral para o Senado Federal em 2014, agradeço de coração a lembrança do meu nome. Acolho o resultado com o sentimento de humildade, incentivo e reconhecimento pelo trabalho que realizamos. Sinto-me honrada com a generosidade do povo potiguar, mas o projeto atual é concluir o mandato federal e disputar a reeleição. Não descartamos a possibilidade de disputar o Senado, entretanto, a eleição de 2014 está distante e será discutida no âmbito do PT e dos partidos que se coligarão conosco. No momento, vamos continuar firmes no trabalho para honrar o mandato e ajudar o RN no enfrentamento de graves problemas como os da seca, saúde, segurança e educação. Sobre a disputa para o Governo, a pesquisa confirma o que sentimos nas ruas em relação ao governo do DEM no RN. A população reprova a gestão da governadora Rosalba e deixa clara sua absoluta decepção com uma administração ineficiente e conservadora, que não consegue dar resposta aos graves problemas enfrentados pelo nosso estado”.

# # Ela também …

Se tratando dos números que mostram uma insatisfação do povo com o Governo Rosalba, a presidente estadual do PSB Vilma de Faria disse que se trata de um dado preocupante. “É uma prova de que a população sente falta dos serviços básicos e essenciais. Desejo que o Governo reveja suas atitudes e comportamentos, para atender as expectativas do povo, e assim o Rio Grande do Norte possa trilhar pelos caminhos do desenvolvimento”, afirmou. Avaliando os números que o colocaram em situação privilegiada tanto para o Governo, quanto para o Senado, a líder socialista disse que no momento sua maior preocupação é colaborar com a administração do prefeito Carlos Eduardo e cobrar do governo estadual melhorias para o Estado. “No momento, não estou preocupada com 2014. Estou preocupada com o Rio Grande do Norte e em colaborar com a administração de Carlos Eduardo, mas fico grata com a lembrança do povo que reconhece o trabalho que fizemos pelo Estado. Já disse e volto a repetir que a Câmara Federal é um bom caminho”, enfatizou. Sobre da disputa pelo Senado, já que a Consult apontou que seu nome derrotaria todos os possíveis concorrentes. “Não vou descartar essa possibilidade, mas volto a dizer que a Câmara Federal é um bom caminho”, concluiu.

# # Muitas pesquisas…

A página brasileira do Google (google.com.br) manteve a liderança do mercado de buscas na internet no Brasil em dezembro de 2012, com 78,63% de participação das pesquisas feitas, segundo a Serasa Experian. Em segundo lugar ficou o Bing Brasil, da Microsoft, com 7,61% da preferência dos usuários, seguido do Ask Brasil (5,34%), do google.com (5,03%) e do Yahoo! Brasil (1,19%). Somando-se todos os domínios do Google entre os dez buscadores mais visitados no Brasil, o buscador atinge 84,43% de participação no mesmo período de quatro semanas terminadas em 29 de dezembro. Já o Bing e o Bing Brasil têm, juntos, 8,19% da participação de buscas no período. De acordo com o levantamento da Serasa Experian, quase um terço das buscas feitas pelos brasileiros em dezembro (31,56%) continham apenas uma palavra. As pesquisas com duas palavras foram 20,16% do total e três palavras, 19,11%. Quatro e cinco palavras tiveram participação de 11,25% e 7,89%, respectivamente.