O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta terça-feira, 5, em Brasília, durante “ato em defesa do PT”, que houve manipulação política do julgamento do mensalão com o objetivo de desconstruir o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de derrotar a presidente Dilma Rousseff em 2014. Segundo ele, hoje há um acordo das oposições com a mídia conservadora para derrotar o projeto do PT. Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e formação de quadrilha.

“Os petistas não podem permitir que sua palavra seja cerceada por aqueles que detêm o monopólio dos meios de comunicação e muito menos por aqueles que usurpam o direito de falar em nome do povo e da Nação brasileira. Quem fala em nome na Nação e do povo brasileiro é o Congresso Nacional e a presidente da República, que foram eleitos pela soberania popular”, afirmou ele para mais de 500 pessoas no ato realizado no auditório da Câmara Distrital, a cerca de três quilômetros do Congresso.

Dirceu previu que o PT terá anos duros anos pela frente. “Teremos de nos preparar para essa luta. Está evidente que a direita e a oposição nesse País começam a radicalizar a luta política. Evidente que o julgamento da Ação Penal 470 no ano da eleição, a marcação do julgamento na véspera do segundo turno, o caráter que tomou esse julgamento, não tinha o objetivo de fazer Justiça. Foi retomar a luta de 2005 (quando ocorreu o escândalo do mensalão) para retirar o presidente Lula do poder. Isso ficou explícito quando alguns ministros do Supremo que formaram a maioria pronunciaram seus votos.” Dirceu disse que vai entrar no STF com todos os recursos a que tem direito. (Estadão)