# # Fim do horário de verão

Com término marcado para a meia-noite do próximo sábado (16), o horário de verão economizou 2.477 megawatts (MW) no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado. Isso equivale a 4,5% da demanda máxima nos três subsistemas onde a mudança de horário vigorou. O balanço foi divulgado hoje (15) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em nota, o diretor-geral do ONS informou que, dos 2.477 MW economizados, 1.858 MW foram no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste; 610 MW no Subsistema Sul; e 9 MW no Subsistema Norte (onde apenas o estado do Tocantins adotou o horário de verão). A redução obtida no primeiro subsistema equivale a aproximadamente 55% da carga consumida durante o horário de pico da cidade do Rio de Janeiro, onde vivem 6,4 milhões de pessoas, ou duas vezes a carga no horário de pico de Brasília, que tem 2,6 milhões de moradores.

# # Multada

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a empresa de telefonia Oi em R$ 34,265 milhões pelo descumprimento das metas de qualidade na prestação de serviços de telefonia móvel.A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (15) e é definitiva. A multa é relativa a cinco processos abertos pela Anatel, três em 2009 e dois em 2010.Segundo a agência reguladora, a empresa não alcançou as metas para taxa de reclamações, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos. Foram descumpridos 13 dos 16 indicadores de qualidade.As multas referem-se aos serviços da TNL PCS e da 14 Brasil Telecom Celular, controladas pelo grupo Oi. Elas atuam na Amazônia (AM), Acre (AC), Goiás (GO), Mato Grosso (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Roraima (RR), Tocantins (TO), Rio Grande do Sul (RS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Distrito Federal (DF).

# # Lista Tríplice

Muita expectativa nesta manhã no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. No 3º andar, onde funciona o plenário, advogados, assessores e a imprensa lotaram o espaço, para acompanhar a eleição do Quinto Constitucional. O advogado Artêmio Azevedo conseguiu 10 dos 12 votos e será o primeiro nome da lista tríplice.O advogado Glauber Rego, conseguiu sete votos para ficar como segundo nome na lista tríplice. No último lugar da lista, Magna Letícia, depois de vencer Verlano Medeiros com 7 votos contra 5. Antes, os dois travaram disputas, mas em nenhum momento tiveram os sete votos necessários.

# # Com dengue não se brinca…

O Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência de dengue no ano de 2013 atinge 48 municípios do Rio Grande do Norte, que apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap). Os 48 munícipios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

Temos que também fazer nossa parte, já falei outras vezes que a dengue não é culpa de prefeitura e sim nossa e de nossos vizinhos. Cada um faça sua parte. Com dengue não se brinca.