NOVO COMPLEXO REGULADOR AGILIZARÁ SERVIÇOS DE SAÚDE

Foi inaugurado nesta quinta-feira (28/02) o novo Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de agora, o serviço funcionará no Centro Administrativo da Cidadania no bairro Aeroporto (zona sul da cidade), dando mais conforto e agilidade ao processo de marcação de consultas, exames (média e alta complexidade) e cirurgias eletivas.

A Prefeita Cláudia Regina visitou o Complexo e aprovou as modificações realizadas pela Secretaria de Saúde. “Prometemos melhorar a Central de Regulação e entregar o novo serviço ainda em fevereiro e estamos cumprindo. Melhoramos as instalações e agora vamos lutar para ampliar o nosso teto de exames, diminuindo assim o tempo de espera. Para isso estamos montando uma força-tarefa”, falou a prefeita solicitando ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Pedro que coloque essa pauta já na próxima reunião que acontecerá na próxima semana.

Vereadores que compõem a bancada governista também se prontificaram a participar das mobilizações e negociação com o Governo do Estado.

De acordo com a Secretária de Saúde Jacqueline Amaral, várias medidas estão sendo adotadas a fim de reduzir o tempo de espera para a realização de exames e cirurgias.

“Melhoramos não só a estrutura física, mas também nossos equipamentos. O Complexo Regulador não marca só exames como muita gente pensa. Ele é responsável por oferecer a melhor alternativa de serviço de saúde ao usuário, em tempo hábil e com menor deslocamento possível. No ano passado mais de 16 mil pessoas foram beneficiadas com o transporte social e diariamente mais de 100 pessoas recebem atendimento direto”, explicou Jacqueline.

CONSULTAS MARCADAS ON-LINE OU POR TELEFONE

As novas instalações do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde agilizará as marcações de exames e consultas especializadas. Para isso, foi montado uma central com videofonistas e operadores de informática para marcações por telefone e internet.

“A população saberá com antecedência o local, dia e hora de realização do seu procedimento. Mas o usuário não precisará se preocupar em fazer essa marcação direta na Central porque isso é responsabilidade da Unidade Básica de Saúde. Ele vai procurar o atendimento na sua unidade de referência e ela marca com a gente”, explicou a enfermeira Adriana Cunha, coordenadora do Complexo Regulador de Mossoró.

Ela acrescenta que o usuário só irá ao Complexo Regulador em casos específicos, como cirurgias e alguns exames que exigem autorização pela auditoria local pela junta médica de Mossoró.

Adriana esclarece que apesar de haver ‘estrangulamento’ em alguns procedimentos, em outros não há sequer fila de espera como é o caso de procedimentos como cateterismo, citilografia e colposcopia.

Fonte: Assessoria