# # Diesel mais caro

A Petrobras reajustará o preço do óleo diesel nas refinarias em 5% a partir de hoje, buscando alinhamento aos valores praticados no mercado internacional e reduzir os prejuízos verificados em sua divisão de Abastecimento. O aumento anunciado nesta terça-feira é o segundo para o combustível do ano, após a estatal ter elevado em 30 de janeiro os preços da gasolina e do diesel, em 6,6% e em 5,4%, respectivamente. ”Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”, afirmou a petrolífera em comunicado. O novo reajuste deve colaborar para reduzir a defasagem entre os valores praticados pela Petrobras no mercado interno e a cotação internacional, que tem provocado perdas para a estatal por conta de um aumento na importação de derivados a preços mais altos do que os de venda no mercado interno. Em 2012, por exemplo, a área de Abastecimento da estatal fechou o ano com prejuízo de 22,93 bilhões de reais, devido à política de preços dos combustíveis no país.

# # Velório

O chanceler da Venezuela, Elías Jaua disse, em pronunciamento transmitido pela TV, que as homenagens póstumas ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começam nesta quarta-feira (6). O corpo de Chávez será levado à Academia Militar e será exposto ao público. Segundo Jaua, na próxima sexta-feira (8), às 10 horas (11h30 horário de Brasília) está marcada uma cerimônia fúnebre oficial, na qual deverão comparecer presidentes e chefes de Estado. O local do enterro, marcado para a sexta, ainda não foi divulgado. O chanceler informou ainda que a Venezuela decretou sete dias de luto oficial e que, além da suspensão das atividades do setor público, as atividades escolares em todos os níveis em instituições públicas e privadas ficam suspensas até o final desta semana. As informações são da FolhaPress.

# # Vocalista é encontrado morto

Foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira, 6, em São Paulo, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. Segundo a polícia, o motorista da banda encontrou Chorão, de 42 anos, desacordado em seu apartamento, na região de Pinheiros, zona oeste da cidade, e acionou o Samu, mas quando os socorristas chegaram ao local, o vocalista já estava morto. Ele iria completar 43 anos no dia 9 de abril. A causa da morte do músico não foi informada. Chorão era líder, vocalista e principal letrista da banda Charlie Brown Jr, que foi formada em Santos, litoral de São Paulo, na década de 1990. O grupo lançou dez álbuns.

# # Negritude

O ministro Carlos Alberto Reis de Paula assumiu ontem (5) a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o próximo biênio. Ele é o trigésimo presidente da corte e o primeiro negro a assumir o cargo. A vice-presidência ficará com Antônio José de Barros Levenhagen e a corregedoria-geral com Ives Gandra da Silva Martins Filho. A cerimônia reuniu representantes dos Três Poderes, como a presidenta da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Essa é a primeira vez que um presidente da República participa da posse presidencial no TST. Natural de Pedro Leopoldo (MG), que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, o novo presidente do TST é juiz de carreira desde 1979. Segundo informações do tribunal, Carlos Alberto defende a conciliação para solução dos conflitos trabalhistas e dará prioridade à consolidação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, sistema informatizado que interliga tribunais e permite mais rapidez na tramitação dos processos.