O 266º Papa surpreendeu o mundo pela sua escolha. O argentino e Bispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o primeiro papa latino-americano da história. Além do mesmo ser membro da Sociedade de Jesus.Bergoglio é conservador mas conhecido pelo combate à miséria.

Dessa vez, os Cardeais venceram as barreiras da influência da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira, sendo o eleito um latino-americano.

Além do ineditismo pela sua localização geográfica, também usará um nome inédito… Francisco I.Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto.

Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote. (Agências)