Campanha alerta para uso sustentável da água

 

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, 22 de março, comemorado nesta sexta-feira, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, estará promovendo a I Campanha de Reflexão sobre o Uso Sustentável da Água. A programação será desenvolvida no Centro de Convivência da Ufersa, localizado no Campus Leste.

A ideia, segundo o professor Alan Martins, é propor a comunidade acadêmica uma reflexão sobre o uso racional da água no dia a dia. A programação será desenvolvida com a distribuição de cartilhas e panfletos educativos no horários das 7h às 8:30h e, das 14 às 15:30h; exposição de fotografias, das 7 às 20h; apresentação de vídeos, às 14h e, a noite, apresentação de maquetes confeccionadas pelos graduandos em Ciência e Tecnologia.

A I Campanha de Reflexão sobre o Uso Sustentável da Água compreenderá um encontro dos professores e estudantes das oito turmas da disciplina Ambiente, Energia e Sociedade, do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Na ocasião, serão apresentadas reflexões sobre o uso e manejo da água em Mossoró e Região, com ênfase às atividades na própria Universidade.

“Com essa atividade de extensão vamos propor um propor um dia de reflexão na comunidade acadêmica da UFERSA sobre a importância da água e como ela está presente em nosso dia a dia, alertando a comunidade acadêmica sobre a responsabilidade de cada um de nós para com o usos sustentável do recurso natural mais significativo do planeta, além da ampliação do conhecimento sobre as diversas tecnologias de manejo da água, quer seja na cidade ou no campo”, justifica o professor.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 1992, para ser comemorado em 22 de março. A partir daí, nesta data são realizadas discussões sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Segundo dados da própria ONU, apenas 0,008% da água disponível no planeta é considerada potável. Não obstante, desse percentual, ressalta-se que parte significativa encontra-se em rios e lagos que estão em constante processo de degradação, contaminação e poluição.