A Companhia Gira Dança em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN apresenta em Mossoró, nesta sexta-feira (22), às 20h30, no Teatro Dix-Huit Rosado, o espetáculo de dança “Proibido Elefantes”, coreografado e dirigido pelo premiado bailarino Clébio Oliveira.

A chegada do espetáculo em Mossoró se dá graças ao Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, do Ministério da Cultura e Funarte. O espetáculo, que já foi apresentado  tem duração de 55 minutos e os ingressos custam: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O projeto tem como parceiros, além da UERN: OrtoRio, Locarx, Michelle Tour, Natal Card, Offset Gráfica, Arte Digitall e Point Natural.

 “Proibido Elefantes” é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O modo como percebemos a “realidade” é resultante do diálogo que estabelecemos com esta: nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo.

“Proibir elefantes” é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.
É apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento instaurador de realidade.