Apesar das críticas dos aliados, principalmente do grupo ligado ao ex-governador José Serra, o senador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, parece determinado em criar uma candidatura competitiva de oposição em 2014.

De acordo com o portal Brasil247, o tucano, que vem superando obstáculos internos no partido para se eleger presidente nacional da legenda, já definiu o marqueteiro de sua campanha: o publicitário Renato Pereira, que tem no currículo trabalhos para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e para o político venezuelano Henrique Capriles.

Mas, a novidade é que Pereira começou a sondar sua equipe. O publicitário procurou David Axelrod, nos Estados Unidos. O ex-funcionário da Casa Branca foi um dos estrategistas do presidente Barack Obama em suas duas vitórias, em 2008 e 2012. Foi Axelrod, por exemplo, quem ajudou a criar o famoso lema “Yes, we can” (Sim, nós podemos), que varreu os Estados Unidos nas eleições de 2008.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, considerado a maior liderança do PSDB no país, tem dito aos tucanos que o partido precisa tomar “banho de povo”. O cacique também teria criado o slogan “Sim, nós nos importamos”, para sinalizar a preocupação do partido com temas sociais, como geração de empregos e saúde pública. Caso conquiste a presidência do PSDB, Aécio poderá circular pelo país sem ser punido por “campanha antecipada”. Até a eleição de 2014, o tucano prometo colocar todas as estratégias publicitárias em prática. (Diario de Pernambuco | Foto: Iano Andrade)