O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado desde quarta-feira à noite aos 94 anos, novamente devido a uma infecção pulmonar, está com bom ânimo e faz progressos constantes, anunciou nesta sexta-feira a presidência do país.

“O ex-presidente Nelson Mandela está animado e tomou um café da manhã completo, nesta manhã de 29 de março de 2013. Os médicos indicam que ele faz progressos constantes”, informou em um breve comunicado no início da tarde.

“Ele permanece no hospital em tratamento e em observação”, acrescentou a Presidência.

Na quinta-feira, a presidência sul-africana indicou que reage positivamente ao tratamento, sem dar maiores detalhes.

“O país não deve entrar em pânico. Madiba (o nome do clã de Mandela) está bem”, disse na quinta-feira o presidente Jacob Zuma. “É preciso compreender que Madiba já não é um homem jovem. Se for feita uma avaliação hoje ou amanhã, as pessoas não devem entrar em pânico (…). Continua sendo o Madiba, apesar da idade que tem”, acrescentou.

Mas perguntado sobre se chegou o momento de encarar o inevitável (a morte de Mandela), Zuma respondeu: “sim (…), a idade sugere isto”.

“Nós deixamos os médicos fazerem o melhor por ele”, declarou nesta sexta Mandla Mandela, uma das netas de Nelson, em uma entrevista concedida ao jornal Telegraph. (EXAME)