# # Mossoró no enfrentamento da Estiagem

A reunião foi conduzida pela prefeita Cláudia Regina, presidente do Conselho da Defesa Civil, membros do Conselho, auxiliares da administração e vereadores. “Conforme foi combinado, estamos expondo o plano de enfrentamento que é dividido em cinco eixos de atuação e receberá cerca de R$ 5 milhões em investimentos por parte do município”, declarou a prefeita, enfatizando a relevância das parcerias na execução do programa. O Plano de Enfrentamento conta com cinco eixos: ampliação e/ou recuperação de fontes de água; acesso, distribuição e gestão da água; organização e capacitação das famílias do campo; fomento a produção rural; comercialização, geração de renda no campo e sustentabilidade. O subsecretário do Desenvolvimento Rural, Betinho Segundo, detalhou todas as atividades que serão implementadas. Entre as ações, estão a perfuração de 30 poços semi-artesianos, instalação de 30 dessalinizadores de água e manutenção dos sistemas já existentes, recuperação de 50 poços artesianos e desobstrução de 40 poços na zona rural. Também está incluso no plano um investimento de 1,2 milhão para desenvolvimento de projetos de irrigação, contemplando as margens do Rio do Carmo, Rio Apodi-Mossoró e poços com potencial irrigante.

# # Precisando melhorar…

Um relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado na quarta-feira, aponta o Brasil como um dos piores países do mundo nos ensinos de matemática e ciências. Entre 144 nações avaliadas, o país aparece na 132ª posição, atrás de Venezuela, Colômbia, Camboja e Etiópia. Outro dado alarmante é a situação do sistema educacional, que alcança o 116º lugar no ranking – atrás de Etiópia, Gana, Índia e Cazaquistão. Os dois indicadores regrediram em relação à edição 2012 do relatório, em que estavam nas 127ª e 115ª posições, respectivamente. O estudo indica como uma das consequências do ensino deficiente a dificuldade do país para se adaptar ao mundo digital, apesar dos investimentos públicos em infraestrutura e de um certo dinamismo do setor privado. “A qualidade do sistema educacional, aparentemente, não garante às pessoas as habilidades necessárias para uma economia em rápida mudança”, diz o levantamento. Em comparação com o ano passado, o Brasil subiu apenas da 65ª para a 60ª posição no ranking que mede o preparo das nações para aproveitar as novas tecnologias em favor de seu crescimento.

# # Campanha será iniciada

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam segunda-feira (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios, a população carcerária e os doentes crônicos. Este ano, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. A campanha segue até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

# # Cortesia ao PP

O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato tucano à Presidência, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que representou a presidente Dilma Rousseff, aproveitaram no dia de ontem a convenção do PP para assediar o partido. No evento, o PP elegeu o senador Ciro Nogueira (PI) presidente da legenda, mas o cerco do presidenciável do PSDB e da ministra de Dilma chamaram mais a atenção. Ideli fez juras de amor ao partido. “Queremos continuar juntos, por bem do Brasil e por muito tempo”, disse ela, logo após lembrar que o PP é um dos partidos mais fiéis nas votações difíceis no Congresso e que “faz um trabalho excelente” no Ministério das Cidades – pasta que garante o partido na ba­se de Dilma. Aécio chegou à convenção logo depois da saída de Ideli e não perdeu tempo no assédio ao partido, que até esta quinta foi presidido por Dornelles, seu tio. “Não enxergo o Brasil justo e solidário sem o PP junto com o PSDB”, afirmou. O tucano foi aplaudido, mas não obteve nenhuma garantia de uma futura aliança.

# # PSDB Cobrando do PPS

Em clima de campanha, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez um apelo aos tradicionais aliados de seu partido para que permaneçam juntos na disputa pela Presidência em 2014, numa tentativa de conter a aproximação deles com o PSB do governador Eduardo Campos (PE). Aécio discursou na convenção promovida pelo PPS em Brasília, que teve a participação de representantes do próprio PSB e também do DEM, do PDT e do PMN. Oposição ao governo Dilma, o PPS discute uma fusão com o PMN, que conta com somente três deputados federais. Integrantes da cúpula da legenda não escondem que a tendência atual é de apoio a uma possível candidatura de Eduardo Campos. Da tribuna, Aécio dirigiu-se ao presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP): ‘Não vejo no espectro partidário do Brasil uma identidade tão clara e profunda quanto a que existe entre PPS e PSDB. Não construída em oportunismo, mas em valores, princípios e objetivos’. O tucano fez críticas veladas ao partido de Eduardo Campos.’O PPS não está no divã. Faremos campanha permanente de oposição clara ao governo do PT.’