Com um tom suave de voz, José Dirceu (PT) usou a palestra sobre o decênio de poder e os 33 anos do PT, na noite desta segunda (15), para jogar o PSB e o governador-presidenciável Eduardo Campos na oposição. Mais especificamente no colo do PSDB.

Ao falar das críticas à administração da estatal Petrobras, encabeçada pelos tucanos, e das queixas em relação à política energética do Brasil, Dirceu afirmou tratar-se de um discurso para amedrontar a população.“Tem gente que já está pescando em águas turvas, está caindo na conversa deles. É só ouvir, porque estão falando abertamente pelo País”, alfinetou o ex-ministro.

Muito festejado pelos petistas, Dirceu afirmou que o partido precisa fazer uma auto avaliação porque está perdendo uma luta. “A luta política, ideológica e cultural que nós estamos vivendo. Temos essa dívida, e por incapacidade nossa”, destacou aos petistas locais apinhados no auditório do Recife Praia Hotel.

Ignorando a fragilidade política do PT pernambucano após a derrota eleitoral do Recife, o ex-ministro declarou, sob aplausos, que o partido disputará a sucessão de Eduardo Campos com nome próprio. “Vamos ter candidato ao governo de Pernambuco!”, bradou, demonstrando crença na vitória.

Lembrando que o PSB já teve candidato à Presidência em duas oportunidades – Antony Garotinho e Ciro Gomes – Dirceu deixou claro que o PT não assumirá a responsabilidade por um eventual rompimento com o PSB. “Tem partido buscando seu próprio caminho. É legítimo. Não fomos nós que antecipamos o debate eleitoral. Nós queremos manter a coalizão”, garantiu.

Na avaliação do líder petista, o presidenciável tucano Aécio Neves e o socialista têm projetos conflitantes de poder. “Se tiver a candidatura do Eduardo, não tem espaço para Aécio no Nordeste. Se tiver a candidatura de Aécio, não tem espaço para o Eduardo no Sudeste”, ponderou.

Em um ataque mais passional, disparou uma ironia às críticas públicas que Campos vem fazendo ao governo federal.

“A vida não é tão simples, tão fácil. Uma coisa é contar com a boa vontade da mídia, outra coisa é a vida real”, declarou sob aplausos. No estilo morde assopra protagonizado por Eduardo, disse em seguida: “Não podemos subestimar, não podemos desqualificar. Ele tem capacidade. Basta lembrar os governos que Arraes fez e os dois dele agora”, finalizou.

 

Fonte: JC Online