O Brasil deve vender uma média de um computador por segundo para um total de 22,6 milhões de aparelhos do tipo comercializados em 2013, aponta um estudo divulgado hoje, 18/4, pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, que inclui tablets pela primeira vez, atualmente existem cerca de 118 milhões de computadores em uso no país, levando em conta números de uso doméstico e nas empresas. Isso corresponde a uma média de 3 computadores para cada 5 habitantes.

Com a projeção de vendas da FGV para este ano no Brasil, o país deve atingir a marca de um computador por habitante em 2016. Empresas A pesquisa mostrou também que a maior parte das empresas utiliza, nas estações de trabalho, produtos da Microsoft, como Windows, Office e Explorer, presentes em mais de 90% dos equipamentos. Segundo Meirelles, a escolha pelo sistema operacional Windows, presente em 98% das estações de trabalho, continua predominante ao longo do tempo no país.

“Esse diagrama não muda há 5 anos”, disse. Já nos servidores, o uso do Windows chegou a 69%, o do Linux, 18% e Unix, 11%. O navegador mais usado nas empresas, em 2012, foi o Microsoft Explorer (91%), seguido pelo Mozilla FireFox (7%). O correio eletrônico mais comum foi o Microsoft (73%), seguido pelo Lotus (12%), Linux Mail (6%) e Gmail (5%). O levantamento, que é divulgado anualmente há 24 anos, pesquisou 5 mil grandes e médias empresas com 2,2 mil respostas válidas.

Fonte: IDGNOW