Ufersa seleciona bolsistas para Projeto Horta Didática na Escola

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), abre edital de seleção de três bolsistas para atuarem no Projeto Horta Didática na Escola. As vagas estão sendo ofertadas para alunos do curso de Agronomia, através do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX).

“Os candidatos deverão apresentar conhecimentos relacionados à produção de hortaliças, uma vez que desenvolverão suas atividades na Escola Estadual Francisca Martins de Souza, localizada nas dependências da Ufersa, onde irão implantar uma horta didática modelo”, comentou o coordenador do projeto, o servidor técnico-administrativo Giorgio Mendes Ribeiro.

Ainda segundo Giorgio Mendes, a atividade visa propiciar aos alunos do ensino fundamental o contato direto com o meio ambiente, criando um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem e ao mesmo tempo promovendo responsabilidade social de forma interdisciplinar e vivenciada. “Também temos como objetivo apresentar ferramentas para o aluno (educando) e o professor (educador) apreenderem a teoria e a prática relacionadas à produção de alimentos”, ressaltou.

 

O aluno interessado em participar da seleção deve apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos: Ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I do Edital); Cópia do RG e CPF (não precisa de autenticação); Currículo (preferencialmente na plataforma Lattes); Histórico Escolar (disponível no SIGAA); Declaração de disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do Projeto, e que não possui bolsa de qualquer natureza, nem vínculo empregatício.

As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 15 de maio, de 8h às 11h e de 14h às 17h, por meio da entrega da documentação completa na Secretaria da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio do CTARN, localizado no campus leste da Ufersa Mossoró. O processo seletivo será feito por meio de análise do currículo, IRA, e entrevista.

Além da implantação da horta, várias outras atividades serão desenvolvidas durante o projeto, entre elas: a realização de oficinais sobre técnicas agrícolas de forma acessível para alunos da Escola enfatizando os cuidados com as plantas, manejo do solo e o uso racional da água para a preservação do meio ambiente; palestras sobre a conscientização ambiental nas escolas da rede Municipal e Estadual de ensino da cidade de Mossoró; oficina de culinária com os alunos utilizando, de preferência, alimentos produzidos na horta didática; elaboração de cartilha de implantação de horta didática na escola usando como modelo a horta construída pelos alunos da Escola.

 

Também está prevista a produção de um vídeo técnico sobre como implantar uma horta didática a partir da prática na escola; e vídeo mostrando as atividades desenvolvidas durante o projeto para ser apresentado ao final do projeto na Semana de pesquisa, ensino e extensão da Ufersa – Sepe. “Esperamos que o projeto sirva de modelo para outras escolas do município de Mossoró”, frisou o coordenador.

Fonte: Assessoria