Semana de Engenharia Florestal começa nesta quarta-feira

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, juntamente com os professores do referido curso, promoverá de 15 a 18 de maio a I Semana de Engenharia Florestal (SEF) – Manejo e Uso Sustentável da Caatinga. A programação do evento é voltada para acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Florestal e demais cursos das Ciências Agrárias, produtores e comunidade em geral e abrange minicursos, oficinais, palestras, prática de campo e concurso fotográfico.

O evento tem como proposta promover a discussão de assuntos atuais relacionados à área florestal e ambiental, com a participação da comunidade acadêmica e a sociedade regional. “Nesta primeira edição do evento serão abordados temas de interesse do setor florestal nordestino, a fim de promover o debate das questões essenciais ligadas ao seu desenvolvimento, além de divulgar resultados de pesquisa e inovações tecnológicas”, destaca a aluna Mônica Cordeiro, uma das responsáveis pela organização do evento.

Dentro da programação serão realizados os minicursos “Biologia e conservação das abelhas da Caatinga”, ministrado pelo biólogo Michael Hrncir, e “Noções básicas do Software Mata Nativa”, que será ministrado pelos engenheiros florestais Lúcio Valério Coutinho de Araújo e Alysson Rocha Alves. Com 20 vagas cada, os minicursos acontecerão nos dias 15 e 16 de maio, das 14h às 17:30h, no Miniauditório do Prédio Central.

Já as oficinas serão “Técnicas de bonsai com plantas nativas da Caatinga” (20 vagas), ministrada por Edilson de Melo, “Compostagem” (30 vagas), que será ministrada pelo Grupo Verde de Agricultura Alternativa, e “Propagação Vegetativa de cactos nativos da Caatinga” (20 vagas), ministrada por Denis Cavalheiro. As oficinas acontecerão na manhã do dia 17 de maio.

Além disso, o evento conta com 6 palestras, uma prática de campo do minicurso de biologia e conservação das abelhas na caatinga que vai acontecer no sábado, 18 de maio, na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, e o Concurso Fotográfico “Meus olhos sobre a Caatinga”.

Para mais informações acesse  http://isefufersa.blospot.com.br/