TRADIÇÃO – VOCÊS SABIAM QUE AS FESTAS JUNINAS TEM ORIGEM EUROPÉIA?

Por serem de origem europeia, as festas juninas apresentam vários elementos que não são da cultura brasileira, mas que com o passar dos anos tornaram-se fundamentais.

Ao assistirmos uma dança de quadrilha podemos perceber quantas palavras desconhecidas são ditas pelos puxadores. Anarriê, alavantur, tour, dentre outras, que são de origem francesa, parecida com as festas da aristocracia que abria os bailes mais requintados da época.

Como eram festas realizadas pelas cortes, as mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados, motivo pelo qual se originou os vestidos das quadrilhas, feitos em tecidos de chita, bem coloridos.

As culturas Greco-romanas e dos celtas também deixaram suas marcas, pois praticavam cerimônias em volta de fogueiras, a fim de agradecer aos deuses pelas boas colheitas.A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas do país.

O Nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para se eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. Campina Grande (PB), Caruaru(PE) e Mossoró (RN) são os 3 maiores eventos juninos do país.

Tudo pronto! Próximo dia 8 começa o Mossoró Cidade Junina 2013 com o famoso Pingo da Mei-Dia, que tem movimentado a cidade. Todo mundo já preparando seu traje caipira para participar da festona que terá em cima do trio Cavaleiros do Forró,Forró do Muído  A cidade já está colorida de clima junino e dará início aos festejos em sua 17ª edição que promete ser uma das mais animadas.

MOSSORÓ TE ESPERA EM JUNHO !!!