O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, acompanharam a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, numa audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Também participaram da reunião o secretário nacional de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda, o secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca e os diretores da Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer, Ricardo Curioso, Aluizio Bezerra e Artur Vilarim.

Demonstrando familiaridade com as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde do RN, o ministro Alexandre Padilha quis saber como estava a situação das macas nos corredores do hospital Walfredo Gurgel. Informado pela governadora e pelo secretário Luiz Roberto de que o número caiu de 158 para 70, Padilha quis saber o que poderia ser feito para zerá-lo.
O secretário garantiu que, recebendo ajuda do Ministério para colocar em funcionamento a UPA da Cidade da Esperança, a de Parnamirim e a de Macaíba, em 60 dias, espera conseguir essa meta. E – prosseguiu – abrindo também a UPA de Mossoró, evitaria que o Hospital daquela cidade também passasse a enfrentar problema de superlotação.
Alexandre Padilha assegurou que os pleitos serão todos  devidamente analisados, prometendo se empenhar na liberação dos recursos o mais brevemente possível. E também se comprometeu em procurar viabilizar os pleitos com relação à ampliação do número de cirurgias cardíacas em crianças; implantação do SAMU em Caicó e em Currais Novos; e de aumento do número de leitos de UTI, dentro do organograma apresentado pelo secretário de saúde e pela governadora: mais 6 em 20 dias; 26 em 60 dias, chegando a 58 até o final do ano.
O ministro Alexandre Padilha também foi sensível à informação repassada pelo secretário Luiz Roberto quanto a situação de defasagem do repasse per capita para a saúde do Rio Grande do Norte.
– Estamos R$ 59,00 abaixo da média nacional, enfatizou o secretário.
CÂNCER – Os dirigentes da Liga contra o Câncer convidaram o ministro para a programação de aniversário da instituição, no dia 17 de julho, quando será inaugurado o seu novo acelerador linear (top de linha). Além disso, com o aval da governadora, do presidente da Câmara e do ministro da Previdência Social, o médico Ricardo Curioso expôs projeto de construção de um novo hospital especializado, num terreno de 40 mil metros quadrados na Zona Norte de Natal.
O Ministro garantiu pleno apoio à iniciativa, sugerindo que seja definido um sistema de financiamento da construção aproveitando a legislação de benefícios fiscais estabelecido pelo governo federal. As empresas interessadas poderão utilizar uma parte dos impostos a pagar para custear o empreendimento.
EXPECTATIVA – O deputado Henrique Eduardo louvou o esforço que vem sendo feito pela governadora Rosalba Ciarlini com o objetivo de acabar com as filas de macas nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.
– Tenho certeza de que, conhecendo como conhece a realidade do RN, o ministro logo atenderá o pleito. Pois ele também é testemunha do esforço que a governadora realiza.
Assinalou que também não poderia deixar de endossar os demais pleitos formulados por Rosalba, bem como o projeto da Liga contra o Câncer de construir seu novo Hospital na Zona Norte.
– A Liga é uma referência como instituição respeitável e de inquestionável conceito perante a opinião pública do nosso Estado. Já conversei com os drs. Ricardo Curioso, Aluizio Bezerra e Artur Vilarim e tudo o que estiver ao meu alcance será feito para transformar em realidade o projeto do novo hospital do câncer, desta vez na Zona Norte.
fonte: Assessoria