A recuperação da economia americana tem provocado a saída de investimentos de todos os mercados emergentes, mas o Brasil é um dos que mais têm sofrido. A Bolsa local tem a maior queda em 2013 entre as de dez países emergentes grandes.

A Bovespa tem desvalorização de 19%. A Bolsa da China cai de 4,7% e a Bolsa do México, 10%. A perspectiva de melhora mais forte dos EUA tem levado investidores a transferir recursos para o mercado americano.

A aposta de investidores é que o crescimento maior da economia americana deve levar a taxa de juros no país a subir no médio prazo, melhorando os retornos de aplicações em renda fixa.Isso afeta todos os emergentes, cujos rendimentos se tornam menos atraentes que os oferecidos nos EUA.

No caso do Brasil, o contexto internacional é agravado pelo fraco desempenho da economia e por ações do governo, segundo analistas.

“Interferências do governo. Isso é o que diferencia a queda maior da nossa Bolsa em relação aos demais emergentes”, diz Rogério Oliveira, analista da Icap do Brasil.Especialistas também destacam a deterioração das contas públicas como fator de afastamento de estrangeiros.