No momento em que o Brasil é tomado por protestos nas ruas, a Fifa diz que a Copa das Condefederações não será cancelada

Os protestos vem se alongando ao longo das últimas semanas e também atingem cidades-sede da competição. Só nesta quinta-feira, estima-se que cerca de 1 milhão de manifestantes foram as ruas em mais de 80 cidades pelo País.Um dos principais motivos dos protestos são os gastos públicos excessivos com a construção de estádios para a Copa do Mundo. O governo prevê que 13,3 bilhões dólares, aproximadamente R$ 27 bilhões, serão gastos em estádios, reformas de aeroportos e outros projetos para a Copa.

No entanto, a entidade máxima do futebol mundial disse, em comunicado enviado à agência de notícias AP, que “nem a Fifa e nem o COL (Comitê Organizador Local) têm discutido a possibilidade” de cancelar a competição.

Desde o início da Copa das Confederações, a Fifa ouviu reclamações de seleções sobre a falta de segurança no País por conta dos protestos. Com o torneio em curso, e metade dele já disputada, a Fifa dificilmente vai cancelar a Copa das Confederações, mas vai ameaçar 2014 caso não haja garantias do governo de que as manifestações deste ano não afetem a realização da Copa do ano que vem.