O Governo do Estado, através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – IDIARN, Diretoria de Inspeção e Sanidade Vegetal, com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA, realizarão de 09 a 12 de julho, no campus da Ufersa Mossoró, o Curso de Certificação Fitossanitária de Origem – CFO e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFOC, cumprindo uma programação que todos os anos oferece aos Agronômos durante a EXPOFRUIT.

O IDIARN habilitará 40 técnicos, e já é grande a procura para as inscrições, que estão sendo realizadas no escritório do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte – COEX. “Este Curso é de grande importância, para os Responsáveis Técnicos do Rio Grande do Norte, responsáveis pela produção de frutos frescos certificados, que só após serem habilitados e credenciados pelo IDIARN/MAPA, é que poderão emitir   Certificado Fitossanitário de Origem-CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado– CFOC”, explica Vera Lúcia Paiva Rodrigues, Diretora de Inspeção e Sanidade Vegetal do IDIARN.

Este ano, o curso traz inovações como a inclusão da emissão digitalizada do CFO Eletrônico, que serão emitidos em tempo real, para que sejam vistos em todos os pontos de fiscalização e escritórios do IDIARN (ULSAV), permitindo também a leitura por parte dos Fiscais Estaduais Agropecuários, que por sua vez, emitirão a Permissão de Trânsito Vegetal-PTV, de forma eletrônica com mais rapidez tornando o processo ágil e desburocratizado.

A partir de 20 de julho de 2013, todos os documentos de Certificação Fitossanitária de Origem no Estado do Rio Grande do Norte serão eletrônicos. Os documentos manuais serão suspensos pelo IDIARN/MAPA.

Para mais informações sobre as inscrições, entrar em contato pelo telefone (84) 3312-6939