A proposta de elevar negócios informais à condição de empreendimentos registrados como Empreendedores Individuais atrai autônomos de todas as regiões do Estado durante a V Semana do Micro Empreendedor Individual, promovida pelo SEBRAE/RN até o sábado (6). Na comunidade da Maisa, zona rural de Mossoró, não foi diferente. Dezenas de pessoas participaram da Oficina SEI Empreender, com foco nas noções básicas de empreendedorismo, realizada na Escola Estadual Geraldo Rôla.

Com uma elevada concentração de empreendimentos informais, a localidade desponta como uma das mais promissoras da zona rural do município de Mossoró. Destaque para os negócios inseridos no setor de serviços e atividades ligadas à agricultura familiar.

Juliana Almeida é proprietária de um salão de beleza e, com apenas 19 anos, pensa grande. Ela pretende ampliar o serviço, e, para isso, quer registrar o negócio, se capacitar e sair da informalidade. “Quando soube que ia acontecer a oficina aqui na Maisa não pensei duas vezes. Vim porque acredito que a capacitação pode fazer a diferença no crescimento do negócio. Além disso, quero ser uma empreendedora individual e ter os benefícios como empresa”, explica. As mais de 30 pessoas que participaram da capacitação tiveram acesso ao conteúdo programático da Oficina SEI Empreender, voltada para desenvolver no empreendedor as capacidades de gestão do negócio, com foco na administração de dificuldades, valorização do sucesso e controle.

Durante a abertura da oficina, o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, destacou a importância da formalização como mecanismo de auxílio à consolidação do negócio. “Nosso objetivo é capacitar os empreendedores para que os negócios se tornem mais fortalecidos, e isso começa com a formalização dos autônomos, fundamental para o crescimento do empreendimento”, ressalta. Além da comunidade Maisa, a ação, promovida pelo Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, também mobilizou empreendedores na comunidade rural Pau Branco.