Convênio garante cursinho pré-universitário em Angicos e Caraúbas 

Aumentar o índice de aprovação dos estudantes de ensino médio na universidade, aliado ao desejo de incrementar a parceria em prol do ensino público. Com esse objetivo a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Secretaria de Estado de Educação e de Cultura assinaram Convênio de Concessão de Bolsa Monitoria. A parceria é para a prestação de ensino por meio do Cursinho Pré-Universitário Popular. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 10, pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos e pela secretária de educação do Estado, professora Betânia Leite Ramalho, em solenidade na Ufersa Angicos.

O Pré-Universitário Popular vai funcionar nas dependências da Ufersa dos Câmpus de Angicos e Caraúbas, beneficiando também estudantes concluintes do ensino médio de Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Pedro Avelino e Lajes. As aulas serão ministradas por universitários da Ufersa, sob a supervisão de professores da Instituição. No total, serão 38 bolsistas (alunos-professores), sendo 28 de Angicos e 10 de Caraúbas. O valor da bolsa a ser paga pelo Governo do Estado é de R$ 240,00. Além dos professores e das instalações físicas, a Ufersa cederá o transporte para os estudantes até os câmpus.

 

Na ocasião, o reitor da Ufersa, José de Arimatea, agradeceu a parceria com o Estado, bem como a disposição dos monitores que são peça fundamental nesse processo voltado para a educação inclusiva. Segundo o reitor, apenas 13% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos no Rio Grande do Norte estão cursando o ensino superior, com o agravante na região central do semiárido quando o índice cai para 3%. “Iniciativas dessa natureza, aliado a Lei das Cotas, possibilitam o ingresso de alunos da escola pública nas universidades”, afirmou. O reitor disse ainda que a partir de 2014 a metade das vagas oferecidas pela Ufersa será destinada a alunos da escola pública.

O cursinho é um projeto de extensão com o objetivo de fortalecer a formação científica para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, porta de entrada para a universidade. “O Pré-Universitário Popular é fruto de uma ação desenvolvida no Programa Conexões de Saberes que foi transformada em política de inclusão da Universidade”, frisou a vice-coordenadora do projeto, professora Rita Diana. Em 2012, esse projeto mobilizou 77 universitários da Ufersa e 450 alunos da rede pública de ensino.

A secretária de educação, Betânia Ramalho, ressaltou a importância de parcerias entre as unidades federativas voltadas para a resolução de problemas que afligem a nação, a região e os municípios. “São parcerias voltadas para uma educação com compromisso social, inclusiva e democrática”, frisou. Para a secretária, a mudança de mentalidade com relação à interiorização do ensino superior tem possibilitado maior oportunidade para o ingresso de jovens na universidade. “Um convênio pequeno, mas de valor enorme”, frisou a secretária.

O universitário José Ricardo Firmino, um dos monitores do Pré-Universitário Popular, se diz gratificado com a experiência. “É recompensador quando os alunos conquistam a vaga na Universidade”, frisou, citando exemplos de ex-alunos do cursinho que obtiveram êxito com o ingresso na universidade.

Com o desafio de aumentar o número de estudantes nativos da região na Ufersa, a diretora do Câmpus Caraúbas, professora Edna Linhares, acredita que em pouco tempo o pré-universitário popular trará resultados positivos. Resultados nesse sentido foram apresentados pelo diretor da Ufersa Angicos, professor Joselito Medeiros. Segundo ele, 70% dos alunos do Pré-Universitário Popular de Ipanguaçu conquistaram uma vaga numa universidade pública, na Ufersa, na Uern ou no IFRN.

O pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, professor Luiz Augusto Vieira Cordeiro, salientou o valor dos jovens para o desenvolvimento do país. “Temos que fazer muito para a formação e crescimento da juventude”, frisou, adiantando que a universidade pública vivencia uma nova realidade voltada para a igualdade de direitos com maiores chances para o ingresso no ensino superior.

Fonte: Assessoria