# EUA têm central de espionagem em Brasília

O governo dos Estados Unidos instalou há vários anos uma central de comunicações em discreto edifício comercial no Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, em Brasília, agora sob suspeita de ter sido utilizada na espionagem a brasileiros revelada por Edward Snowden, ex-agente da NSA, Agência de Segurança Nacional do governo dos EUA. A central foi localizada pelo portal DiariodoPoder.com.br. A central de comunicações dos EUA é protegida com grades no comércio local. Vizinhos dizem ter visto “muitas máquinas” por lá. No Lago Sul funciona, segundo Hector Torres, o Information Programs Officer da Embaixada (IPO), que pode ser braço de arapongagem. A embaixada dos EUA tem 20 mil metros quadrados, mas alugou salas a 13 km de distância, sem placa na porta, para sua “central de rádio”. Descoberta pelo Diário do Poder, a proprietária do prédio comercial, Vivianne Davis, disse que ali há só uma das várias “centrais de rádio”.

# # Só hoje…

Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre deste ano têm até as 23h59 desta sexta-feira (12) para entrar na lista de espera. A convocação será divulgada a partir do dia 17 de julho. O candidato deve acessar o site do Sisu e, no boletim, clicar no botão em que se confirma o interesse em participar da lista.

# # Sendo investigadas…

Além da BBom e da Telexfree, empresas acusadas de prática de crime financeiro, outras onze companhias estão sendo investigadas pelo mesmo crime, que envolve a criação de pirâmide financeira. A ação faz parte de uma força-tarefa de promotores e procuradores do Ministério Público de diversos estados brasileiros para desmembrar esse tipo de atividade ilegal, entre eles Goiás, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, Ao todo são treze empresas envolvidas em denúncias de irregularidades, de acordo com o promotor Hélio Telho, do Ministério Público Federal de Goiás – eram nove até a semana passada, quando o MP gaúcho começou a investigar as empresas Nnex, Multiclick, Priples e Cidiz. Telho não quis revelar os novos nomes por se tratar de informação temporariamente sigilosa. “Os esforços são conjuntos porque a rapidez com que essas operações se propagam é absurdamente rápida, especialmente por causa das redes sociais”, explicou o promotor. “Se comprovada essa prática em outras empresas, uma ação pública será ajuizada”, afirmou Telho.

# # Prestando contas

A Força Aérea Brasileira terá 30 dias para informar ao Senado sobre voos realizados por autoridades nos aviões oficiais da Aeronáutica. A Mesa Diretora da Casa aprovou nesta quinta-feira pedido do senador Aloysio Ferreira (PSDB-SP) que obriga o Ministério da Defesa, a quem FAB é subordinada, a encaminhar as informações ao Congresso. No requerimento, o tucano pede que o Ministério da Defesa divulgue quantas viagens foram feitas pelas autoridades públicas entre os anos de 2010 e 2013 em aviões da FAB. O senador também solicita as datas e nomes das autoridades que solicitaram os voos, assim como as rotas cumpridas pelas aeronaves, horários de chegada e partida e nomes de eventuais acompanhantes. A legislação brasileira determina que, se o ministério não encaminhar as respostas ao Congresso em resposta ao pedido de informações, seu titular Celso Amorim pode responder por crime de responsabilidade.

# # 1ª Etapa concluida

A Subsecretaria de Desenvolvimento Rural concluiu a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa com um total de 9.410 animais vacinados. O resultado corresponde a 94% do rebanho atendido pela Prefeitura Municipal e foi considerado um excelente índice. “Avaliamos como um ótimo resultado, tendo em vista que estamos em período de seca em que há redução do rebanho. Visitamos toda a zona rural de Mossoró, através de quatro equipes capacitadas, durante 30 dias, tempo suficiente para realizar a vacinação”, afirmou o subsecretário Betinho Segundo. O subsecretário explica que a vacinação contra a aftosa é responsabilidade do criador, que deve adquirir a vacina e declarar o rebanho junto ao IDIARN, órgão que fiscaliza e registra os animais. Porém, a gestão municipal realiza a vacinação para os pequenos produtores e agricultores familiares, oferecendo as vacinas para as duas etapas, além do material utilizado na imunização.