Presidente Dilma Rousseff teve queda na aprovação desde as manifestações de junho

Pesquisa do Instituto CNI/Ibope divulgada hoje revela que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 55% (da sondagem anterior, de junho) para 31%. Pesquisas anteriores — do Ibope/Estadão e Datafolha — já tinham captado a queda da popularidade da presidente após as manifestações de junho que tomaram conta do País. O quadro, agora, mostra que a petista permanece estável.

Segundo análise feita pelo instituto, a queda em relação à sondagem anterior, feita em junho, foi reflexo combinado das manifestações e do aumento dos preços.

A perda de 24 pontos porcentuais de Dilma coincidiu com o aumento de quem considera o governo “ruim ou péssimo”, categoria que subiu de 13% para 31%. Ao todo, 37% dos entrevistados consideram o governo da presidente “regular”.

O desgaste de popularidade da presidente Dilma também se refletiu na comparação com o governo anterior, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez no atual governo, o porcentual de pessoas que considera a gestão Dilma pior do que a de Lula foi a mais escolhida entre as opções apresentadas. Entre os entrevistados, 46% afirmaram de consideram a gestão Dilma pior do que a de Lula, ante 25% em junho.

Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 19 de junho, as entrevistas foram realizadas entre os dias 8 e 11 daquele mês – antes, portanto, do início das manifestações mais fortes pelo país. Ainda assim, a presidente já sofria com queda na popularidade. A avaliação positiva de sua administração caíra de 63% para 55%. Agora, aqueles que consideram o governo Dilma ‘ótimo’ ou ‘bom’ são 31%.

Foram entrevistadas 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.