Gira Dança apresenta espetáculo gratuito dentro do Encontro Nacional de Dança Contemporânea em Natal

 

A companhia potiguar Gira Dança estará apresentando amanhã, quinta-feira (01/08), na Casa da Ribeira, às 19h, o espetáculo “Proibido Elefantes”. O espetáculo, que será gratuito, faz parte da programação do Encontro Nacional de Dança Contemporânea e é um Projeto Contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012.

O espetáculo Proibido Elefantes fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O modo como percebemos a “realidade” é resultante do diálogo que estabelecemos com esta: nosso olhar é constituído pela realidade assim como a realidade é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão-dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo. Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.

Proibir elefantes, aqui, é apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.

Companhia Gira Dança 

A companhia potiguar Gira Dança formada por pessoas com corpos diferenciados que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

A companhia, criada em Natal (RN) no ano de 2005, pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, teve sua estreia nacional na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005 e, desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.