O cadastro positivo reúne informações sobre o histórico de crédito do consumidor, mostrando se ele foi pontual no pagamento de uma dívida. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o funcionamento dessa lista, com base em informações de Boa Vista Serviços, Febraban, Idec e Serasa Experian.

A partir desta quinta-feira (1º), os clientes de bancos poderão ter seu nome incluído nos cadastros positivos. As listas trazem informações sobre o pagamento de dívidas, como financiamentos de imóveis e carros, e poderão ser acessadas por outras instituições financeiras e lojas que concedem crédito.

Os bancos só poderão passar as informações dos clientes que derem autorização prévia.

O objetivo dos cadastros “de bons pagadores” é beneficiar consumidores que pagam suas contas em dia. A ideia é que, ao constatarem que esses consumidores têm bom histórico de crédito, bancos e lojas ofereçam condições especiais de financiamento para eles, como juros mais baixos e prazos mais longos.

Essa expectativa é baseada em experiências internacionais. Não existe, no Brasil, nenhum tipo de garantia de que os bancos vão, de fato, oferecer esses benefícios.A criação de cadastros de “bons pagadores” vem sendo estudada há cerca de dez anos no país.