# # Simulado

Serão abertas na próxima segunda-feira, às 9h, as inscrições para o Simulado On-line do Enem 2013 parceria entre o site de VEJA e o curso Pré-Enem, da Abril Educação. É o momento de testar conhecimentos na reta final de preparação para o exame, que dá acesso a vagas de universidades públicas e privadas. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 na página de VEJA dedicada ao Enem. O Simulado é gratuito e poderá ser feito a qualquer hora entre os dias 26 e 1º de setembro. Os participantes conhecerão suas notas assim que encerrarem a prova. Os estudantes deverão solucionar, em 4 horas e 30 minutos, 90 testes relativos às quatro áreas que formam o Enem: ciências humanas e da natureza, matemática e linguagem. Não haverá prova de redação. Parceiro de VEJA na realização do Simulado, o curso Pré-Enem é focado na preparação para a avaliação federal e, portanto, na aprovação de estudantes que buscam uma boa pontuação na prova para chegar à universidade. Formado por videoaulas, exercícios interativos, gabarito comentado e simulado, o curso aborda as quatro áreas de conhecimento da matriz de referência do Enem. Todo o conteúdo é elaborado por professores especialistas em Enem dos cursinhos Anglo, de São Paulo, e pH, do Rio.(Veja)

# # Sonho de consumo

Dois partidos da base da presidente Dilma Rousseff, o PP e o PDT, tornaram-se o sonho de consumo de dois dos principais adversários da petista nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE). A um ano do início da campanha presidencial são muitas as incertezas no campo governista sobre o tamanho da coligação que disputará a reeleição. Mas, pelo olhar de hoje, Dilma não repetirá a parceria de dez partidos construída em 2010. As negociações de Aécio e Campos têm como objetivo suprir a necessidade de maior tempo de televisão, mas também permitir a montagem de palanques presidenciais em estados onde seus partidos enfrentam dificuldade. As negociações do PSDB e do PSB com o PP e o PDT são as mais adiantadas, mas outras articulações estão em curso.(O Globo)

# # Herança maldita

Dois Estados que foram representados por presidentes da República na história recente do país — Maranhão, de José Sarney, e Alagoas, de Fernando Collor — patinam nos indicadores de expectativa de vida, segundo o IBGE.O Maranhão tem o menor índice de expectativa de vida entre as mulheres (72,8 anos), o mesmo índice de Roraima. Para ter uma ideia, Santa Catarina tem média de 79,9 anos.Alagoas, por sua vez, se tornou nos últimos 30 anos o Estado onde a expectativa de vida é menor no país, apesar de ter passado de 55,7 anos em 1980 para 69,2 anos em 2010. O Estado tem a menor esperança de vida entre homens (64,6) –a maior expectativa de vida é em Santa Catarina (73,7 anos). A diferença de 15,3 anos entre a maior e a menor expectativa de vida no país (a mulher em Santa Catarina e o homem em Alagoas), é explicada pelo IBGE como resultado da violência urbana, do trânsito e das condições de vida nos Estados.”Esse diferencial poderia ter sido menor se não fossem os óbitos violentos que acontecem mais entre homens”, disse o gerente do projeto da dinâmica demográfica do IBGE, Fernando Albuquerque.

 

Segundo o governo alagoano, 93% das vítimas de homicídio em 2012 eram homens, e 60% tinham até 29 anos. Os índices confirmam o IBGE. A chance de um homem jovem morrer no Estado é 7,4 vezes maior do que a de uma mulher. (FOLHA DE S.PAULO – DENISE LUNA, MARIANA SALLOWICZ E REYNALDO TUROLLO JR.)