• A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, não obteve do plenário da corte, na sessão administrativa desta terça-feira (13/8), o referendo imediato da decisão que tomou na última sexta-feira, de anular – e não apenas suspender – o acordo de cooperação técnica que o diretor-geral do TSE assinara com a empresa Serasa, permitindo o compartilhamento de dados cadastrais dos eleitores com a empresa privada especializada na proteção e restrição de crédito das pessoas físicas. Os demais integrantes do tribunal votaram no sentido de que, tendo em vista a declaração provisória de nulidade do convênio, o plenário deveria conhecer os argumentos da Serasa Experian, que solicitou fosse formalmente ouvida antes do referendo – ou não – da decisão “monocrática” da presidente do TSE.
  • O ex-presidente Lula fez um convite público, nesta terça-feira, para uma conversa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para tratar a sucessão presidencial em 2014. Lula afirmou que Campos terá seu respeito se for candidato à presidência em 2014, mas que gostaria de conversar com o pernambucano antes sobre o assunto para tê-lo no projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Segundo O Globo, o ex-presidente fez a declaração na saída de uma visita de cortesia ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pouco antes de participar de evento de lançamento da candidatura do presidente do PT, Rui Falcão, à presidência do partido. O ex-presidente negou que Campos esteja sendo ingrato em sua movimentação para deixar a base aliada e fazer voo solo.
  • Um possível rompimento do PMDB no fim deste ano com o Governo Rosalba já se especula uma aliança com o PSB da ex-governadora Vilma de Faria. O nome jovem do líder do PMDB na Assembleia, deputado Walter Alves para governador, seria uma das alternativas. Vilma apoiaria o nome do filho do ministro Garibaldi Filho e em troca, o PMDB pediria votos para a ex-governadora chegar ao Senado. Com isso, o projeto do vice-governador Robinson Faria de ser candidato ao Governo do Estado, não vem ganhando folego. Robinson poderia disputar a Assembleia Legislativa, lutar para voltar à presidência da Casa e o deputado federal Fábio Faria (PSD) ser contemplado com bases, para renovar seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados.
  • Aguardado para hoje a emissão do documento do diretório estadual do PMN liberando os deputados estaduais Ricardo Motta e Raimundo Fernandes para deixarem a legenda sem perderem o mandato. A articulação foi feita por Motta com o deputado Antônio Jacome, presidente do PMN. Com o documento em mãos, Raimundo Fernandes e Ricardo Motta entrarão com o pedido de desfiliação por justa causa no Tribunal Regional Eleitoral. Como os dois serão candidatos a reeleição, eles têm até o dia 5 de outubro para ingressarem na nova legenda, que será o PP.(Anna Ruth Dantas)
  • PASEP 2013 já pode ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Tem direito ao abono, o trabalhador que em 2012, teve pelo menos 30 dias registrados na carteira e ganhou até dois salários mínimos, ou seja, 1.356 reais. Os primeiros habilitados a retirarem os 678 reais do PIS são os nascidos no mês de julho. O trabalhador inscrito no PASEP vai receber de acordo com o número de inscrição no programa. Este mês, quem tem a inscrição com o fim em zero ou um já pode retirar o abono. Para sacar o dinheiro é necessário apresentar um documento de identidade com foto e o número do PIS ou PASEP. O benefício vai estar disponível até 30 de junho de 2014. Mais informações no site da Caixa Econômica Federal, no endereço www.caixa.gov.br.
  • Tá chegando a hora de decidir… Depois do café da manhã em Brasília, a convite do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a ex-prefeita Fafá Rosado (DEM) volta a ser assediada pelo PR. Fafá, após a reiteração do convite do PMDB, agora deve receber novamente o convite do PR. Uma conversa entre a ex-prefeita, o seu esposo, o deputado estadual  Leonardo Nogueira (DEM) e o presidente regional do PR, deputado federal João Maia, deve acontecer no final de semana, em local ainda não anunciado. Fafá é assediada, também, pelo PV. O seu destino político tem de ser decidido até o final de setembro, como forma de habilitá-la a participar das eleições do ano que vem. Aguardemos !