# # FAFÁ ROSADO a federal do PMDB

A ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, voltará mesmo para o PMDB. A definição foi tomada numa reunião realizada nesta segunda-feira (20), em Natal, com o deputado federal, Henrique Alves. Na próxima sexta-feira (6) haverá um novo encontro de com Fafá com Henrique Alves, tendo a presença do médico/deputado Leonardo Nogueira, esposo da ex-prefeita, e dirigentes da Executiva estadual do PMDB.  A ex-prefeita será candidata nas eleições do próximo ano e será o nome de referência da legenda em Mossoró e na região Oeste. A princípio, Fafá Rosado concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.

# # Justa causa

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou mais um pedido de justa causa envolvendo um deputado estadual. Desta vez, Fábio Dantas, que tem como base política São José do Mipibu, conseguiu provar na Justiça Eleitoral, que tinha embasamento para requisitar uma “justa causa” e pular fora do PHS. A Procuradoria Regional Eleitoral também tinha dado parecer contrário ao deputado, assim como aconteceu com o deputado Kelps Lima, primeiro a conseguir justa causa na Assembleia Legislativa. Fábio Dantas também conseguiu por unanimidade do TRE. Agora vai deixar o PHS e assinar a ficha do PCdoB.

# # Se não aparecer nome eu serei candidato…

O ministro Garibaldi Filho disse que só será o candidato do PMDB a governador “em último caso”, porque prefere que seja outro o escolhido. “Estou posto, porque foi feito um acordo e eu não posso fugir desse acordo. Agora, eu não desejo. Eu vou em busca de outros nomes que possam se constituir em uma opção, e não eu. O meu desejo é de não ser, eu só iria em um último caso, se dissessem ‘não temos um outro nome’”, pontuou. Segundo analisou, a última vez que foi considerado governador de férias ele foi derrotado. “E nessa história de que não temos outro nome foi que eu caí muitas vezes, porque diziam ‘só tem o seu nome’ e essa história de governador de férias foi que uma vez me trouxe uma derrota, a única derrota”. Entretanto, Garibaldi disse não poder deixar de honrar compromisso assumido de colocar o nome à disposição. “Não posso deixar de honrar aquele compromisso que foi assumido e dizer como eu estava dizendo. Eu estou com o pé mais fora do que dentro. Vá lá que vão dizer que eu sou o tipo de político manhoso, eu não gosto dessa expressão; a pessoa pensa que está me agradando, mas não está. Cada pessoa merece ser compreendida”, afirmou. E insistiu: “Me entendam: eu não pude dizer ‘tô fora’, porque aí seria uma falta de colaboração absoluta, porque, qual foi a decisão lá? O partido vai romper, mas não vai abrir mão de ter uma candidatura própria, porque, se o partido rompe, e diz que não tem candidato, o partido está rompendo e vai ser cobrado, não vai ter alternativa?”.

# # Parecer negado

O pedido de desfiliação “por justa causa” do deputado federal Betinho Rosado ao Democratas recebeu parecer contrário, nesta segunda-feira (2), do Ministério Público Eleitoral. A matéria ainda será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o procurador-regional da República adjunto, José Jairo Gomes, considerou improcedente o pedido de desfiliação e alegou falta de provas às acusações de Rosado de que teria sofrido “discriminação pessoal” no partido na indicação para participar de comissões na Casa e no repasse de verbas para campanhas eleitorais de 2006 e 2010.