Apicultores que integram a Associação dos Produtores Rurais de Galho do Angico, localizada na zona rural do município de Caraúbas (distante cerca de 300 quilômetros de Natal), contarão com mecanismo de apoio à melhoria de produção e comercialização do mel de abelha produzido. Por meio do Setorial de Apicultura, o SEBRAE/RN inaugura as instalações da Casa de Mel para beneficiamento do produto. A estrutura está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos fiscalizadores e vai facilitar o trabalho das 25 famílias da associação.  A Casa de Mel possibilitará agregação de valor em torno de 40% ao produto. A partir do funcionamento, que implica na legalização do mel beneficiado pelos apicultores, o produto poderá ser comercializado em todo o território potiguar. A inauguração depende apenas da liberação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN). A expectativa é de que ocorra ainda na primeira quinzena de setembro.

O gestor de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha, explica que, além da Casa de Mel, que permite a legalização do produto, a entidade realiza ainda pesquisa de mercado para comercialização com marca própria. O mel beneficiado pelos apicultores da Associação de Produtores Rurais de Galho do Angico terá a marca Potimel, e será vendido em bisnagas e potes.

“Esta Casa de Mel trará inúmeros benefícios para as famílias que dependem do beneficiamento do produto. Eles terão condições de vender o mel, de forma legalizada, e ainda com marca própria, que agregará muito valor ao produto”, opina. Todos os apicultores que integram a associação foram capacitados pelo Programa Alimento Seguro (PAS Mel). Em todo o estado, o Sebrae-RN já inaugurou um total de onze Casas de Mel.