# # Em nova legenda

O deputado estadual Fábio Dantas anunciou que irá se filiar ao PC do B, no próximo dia 19. “Vamos partir para a reeleição, com o objetivo de formar uma boa nominata e eleger três ou quatro representantes para a Assembleia Legislativa”, destacou. Por sete votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou a tese do advogado André Castro, defensor jurídico de Fábio Dantas no caso, que apontou “grave discriminação pessoal” e “desvio reiterado do programa partidário” por parte do PHS, como razões para uma justa desfiliação partidária. Além disso, o próprio PHS havia concedido uma carta ao deputado Fábio Dantas, autorizando a desfiliação.

# # RN mais seguro…

Em uma rodada de negociações realizada com o Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), o Governo do Estado apresentou uma pauta com seis pontos na tarde desta terça-feira 3, na Governadoria. Os compromissos do Executivo Estadual contemplam a retirada imediata de todos os presos das delegacias, nomeação de 100 policiais até abril de 2014, para atender à criação da Divisão de Homicídios, aquisição de armamento, colete e algemas e, de outubro de 2013 em diante, a nomeação de uma equipe policial (delegado, escrivão e três agentes de Polícia Civil), além da contratação de auxiliares de serviços gerais para as unidades policiais e retorno dos servidores à disposição. De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, algumas da medidas apresentadas ao Sinpol já vêm sendo cumpridas, como é o caso da retirada dos presos. Como parâmetro, o titular da pasta citou que no início do governo cerca de 400 presos estavam detidos em delegacias, mas o número atual é de apenas 27.

# # Carlos Eduardo 2014 ?

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, desponta como “bola da vez” no cenário da sucessão estadual. Com oito meses de mandato apenas, ele já articula com os principais jogadores da cena política a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ontem, Carlos Eduardo jantou em Brasília com o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB). Segundo a jornalista Laurita Arruda, o prato principal foi a “chance real” dele ser candidato com o apoio do PMDB. Em que pese ter dito ao Jornal de Hoje que não será candidato a governador, por querer se dedicar à administração de Natal e realizar um bom mandato, o prefeito já dedica boa parte do dia às articulações políticas. Caso deixe o mandato para disputar o governo, ele terá que renunciar em março de 2014.

# # Vilma na prefeitura ou na majoritária ?

Em busca do fortalecimento do PSB, a presidente da legenda no Rio Grande do Norte, Vilma de Faria, reuniu na tarde desta terça-feira lideranças da região metropolitana. Vilma pretende disputar uma vaga para a Câmara Federal, mas pessebistas querem vê-la na chapa majoritária: candidata ao governo ou ao Senado. O encontro, que aconteceu no Hotel Maine, em Natal, contou com a participação de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de dirigentes da executiva e correligionários em geral. Na pauta, além de discussão da conjuntura política local, com análise de possíveis projetos do partido para 2014, diagnóstico das realidades dos 10 municípios da Grande Natal e lançamento de uma campanha que busque novas filiações partidárias, já que o prazo eleitoral termina no dia 5 de outubro.