Via Magno Martins

Os municípios do Norte e Nordeste devem receber 364 dos 400 médicos cubanos que começam a atuar no Brasil a partir do próximo dia 16, por meio do Programa Mais Médicos. Os profissionais passaram por um curso com duração de três semanas e ainda farão uma avaliação antes de serem encaminhados aos municípios. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde.

 

Os selecionados, que representam 91% dos profissionais cubanos que desembarcaram no Brasil, vão atuar em Unidades Básicas de Saúde de 187 localidades. Para o Nordeste, seguem 201 médicos, que vão atuar em 105 municípios e um distrito indígena. A região Norte vai receber 123 profissionais, distribuídos em 69 municípios e 12 distritos indígenas.

 

O primeiro grupo de 400 médicos cubanos que veio atuar no Brasil atende a 29,4% dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico no chamamento individual do Mais Médicos: 334 devem atuar em 182 municípios com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza; 26 médicos vão para 24 regiões metropolitanas e 40 vão para 13 distritos indígenas.

Até o final do ano, mais 3,6 mil profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes, após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros. “Quando os estrangeiros chegam aos municípios, começa o processo de supervisão do trabalho desses médicos nos municípios e avaliações regulares do trabalho deles pelos supervisores”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.