• No primeiro dia da greve dos bancários, 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Os trabalhadores paralisaram as atividades ontem (19) por tempo indeterminado. De acordo com a Contraf, são 1.013 unidades a mais que no primeiro dia da greve no ano passado (5.132), um crescimento de 19,73%. Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste, equivalente à inflação dos últimos 12 meses mais 5% de ganho real, além de valorização do piso salarial, maior participação no lucro dos bancos e mais empregos. Querem também o fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Os bancos ofereceram reajuste de 6,1%.
  • O ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) deverá se afastar da pasta que ocupa para disputar o Governo do Estado, informa a edição desta quinta-feira (19) do jornal Valor Econômico.A reportagem da publicação trata de um reordanamento ministerial provocado pela saída do PSB do governo Dilma. O texto aborda que com a vacância que será gerada pela saída de Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), o PMDB está de olho na pasta, mas, para tanto, terá que se desfazer de outros cargos.O prazo da desincompatibilização de cargos público para quem vai à disputa eleitoral é março de 2014, seis meses antes do pleito. Todavia, a presidente Dilma Rousseff pretende antecipar as modificações para dezembro.Publicamente, Garibaldi tem negado veementemente que vá para disputa. O ministro chegou, inclusive, a apelar em tom emocionado na segunda-feira (16) em encontro do PMDB com seus prefeitos.

     

  • De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o segundo decêndio de setembro de 2012, este repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está maior em 29,4%. Comparando o mês de setembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, o montante do FPM apresenta um crescimento de 12,4% em termos reais. No acumulado de janeiro a setembro (1.º e 2.º decêndio) chegará a R$ 50.625 bilhões, sendo 1,2% maior do que o mesmo período do ano passado, em termos reais.
  • Em clima de eleição antecipada, o senador Aécio Neves disse, nesta sexta-feira (20), em visita a Salvador, que a aliança do Democratas e PSDB é uma importante na contribuição para o Brasil. Para o tucano, os partidos apresentarem um projeto alternativo não é opção, é obrigação. “Temos que cuidar de construir o nosso palanque. É o que estamos fazendo e a base, o núcleo, a essência dele, é a aliança do PSDB com o Democratas. Não havendo isso estamos ambos fragilizados. A presença ao meu lado do presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia, é uma sinalização para mim das mais importantes que estaremos mais uma vez juntos, construindo uma nova página na história do Brasil”, afirmou o senador.
  • A juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, da 29ª Zona Eleitoral, expediu sentença cassando o mandato do prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, e do vice-prefeito Júnior Liberalino. Os dois são do PSB. Ainda conforme a decisão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Junior Benevides, também do PSB, deverá assumir a Prefeitura. Se manterá no cargo até que a Justiça Eleitoral determine a realização de eleição suplementar no município.