O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) – Conjunto de Órgãos Públicos e Entidades Civis que atua de forma integrada em defesa do consumidor – por meio dos dados coletados por seu sistema de informação, o Sindec, revelou que as companhias de telecomunicações lideram o ranking das reclamações registradas nos Procons do Brasil, em 2013.

De acordo com os dados, analisados de janeiro a setembro deste ano, foram feitas 386.090 queixas às operadoras de telefonia no país, das quais 1.467 foram realizadas no Rio Grande do Norte. O percentual de resolutividade nacional ficou em 76,55%, indicando que aproximadamente 24% das denúncias não foram solucionadas.

Confira abaixo as quatro empresas de telefonia mais reclamadas:

Oi (telefonia móvel e fixa) – apresentou 153.162 queixas (quase metade do número total das reclamações da categoria);

Claro – 63.916

Vivo com 34.204

Tim com 31.635

O segundo setor com mais queixas registradas foi o dos Bancos, com mais de 251 mil reclamações, das quais 58,93% foram resolvidas. Dentro da categoria dos Bancos, os privados exibiram o maior número de denúncias, 213.260. Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, juntos, atingiram a marca de 38.727 registros nos Procons do país.

Veja os quatro Bancos privados mais reclamados:

Itaú – 65.416

Bradesco – 55.819

Santander – 26.885

Caixa Econômica – 20.692

Para o diretor do site Reclame RN, Araken Farias, os números da telefonia foram os que mais cresceram em relação ao mesmo período de 2012, aumentando em mais de 30%. O mais preocupante é que a quantidade de acordos vem diminuindo, chegando a patamares abaixo dos 25% de resolutividade.

Assessoria Reclame RN