A região serrana do Agreste do Rio Grande do Norte é conhecida pelas formações rochosas, ideais para prática de esportes radicais, como rapel e escalada. No entanto, a área também reserva aos visitantes outros atrativos. É possível realizar cavalgadas em propriedades rurais e participação em oficinas de artesanato, com destaque para o famoso frivolitê, tipologia típica do estado. Para divulgar e atrair mais visitantes a essa região, o Sebrae no Rio Grande do Norte estruturou o Roteiro Paraísos do Agreste em parceria com as prefeituras dos municípios de Monte das Gameleiras, Passa e Fica e Serra de São Bento.

A região, que engloba as três cidades, fica a aproximadamente 130 quilômetros de Natal, é composta por belas paisagens e possui atratividade nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, além de ser propícia à prática do turismo rural, cultural e de compras. O roteiro começou a ser estruturado há seis meses com um trabalho de levantamento e diagnóstico do potencial turístico local. “Utilizamos a metodologia de roteirização turística , que adotamos desde 2011 em nossos projeto, para a região. Antes de virar roteiro propriamente dito, passamos pelas fases de planejamento, segmentação, capacitação, mercado e monitoramento”, explica a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Darlyne Fontes Virgílio.

Ao todo, mais de 20 empresas e atrativos foram trabalhados no Roteiro Paraísos do Agreste, visando estimular o empreendedorismo na região. A equipe do Sebrae realizou consultorias e capacitações gerenciais às empresas participantes, que também receberam orientação para melhorar produtos e serviços em consonância com a proposta de turismo integrado.

Com a estruturação do roteiro, foi possível identificar boas opções de hospedagem, como a Pousada Pedra da Boca, Pousada Fulô da Pedra e Pousada Pedra Grande, além da Pousada Villas da Serra, que se insere no conceito Roteiros de Charme. Há também equipamentos na área de alimentação que possuem vistas para mirantes naturais com vista para uma paisagem deslumbrante, um dos principais diferenciais do lugar. É o caso dos restaurantes Galinha da Serra e Lá na Roça, que foram formalizadas após o início do trabalho do Sebrae na região.