A prefeita de Mossoró e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN), Cláudia Regina, comandou na tarde deste sábado, a 6º Reunião Ordinária da associação, que aconteceu no município de Riacho da Cruz.

Além da prefeita anfitriã, Bernadete Rêgo, prefeitos de mais 11 cidades da região participaram da reunião. O prefeito de Lucrécia, Antônio Walter se filiou à Amorn na reunião deste sábado.

Um dos primeiros assuntos discutidos na reunião foi a necessidade da junção de forças por parte dos municípios visando a aprovação de um novo Pacto Federativo, que garanta mais força e autonomia aos municípios diante do Governo Federal.

“Já levamos essa necessidade para o SOS Municípios, que aconteceu em Natal, e tivemos a garantia dos presidentes da Câmara Federal e do Senado, deputado Henrique Alves e Senador Renan Calheiros, de apoio para conquistarmos este avanço”, disse a prefeita Cláudia Regina.

A prefeita Bernadete Rêgo também convocou os colegas à junção de forças e destacou a importância dos municípios no desenvolvimento do País. “São os municípios que dão sustentação a este País. É no município que o cidadão vem primeiro buscar sanar suas necessidades. Precisamos exigir mais respeito”, disse.

Os deputados estaduais Getúlio Rêgo (DEM) e Leonardo Nogueira (DEM) estiveram presentes. Os dois se colocaram à disposição da Amorn para a defesa das lutas levantadas pelos prefeitos e destacaram o trabalho que tem sido feito pela associação na gestão da prefeita Cláudia Regina. “Cláudia, você é um dos grandes valores da política do nosso Estado. Tem demonstrado competência, força e extrema capacidade na condução dos trabalhos da Amorn e do município que administra”, disse Getúlio Rego.

PALESTRA
Na reunião deste sábado, os prefeitos também assistiram a palestras sobre modernização da gestão pública e sobre o programa de Habitação Rural. Para falar sobre modernização na gestão pública, a Amorn trouxe o consultor em Tecnologia da Informação, Carlindo Pereira de Lima. Ele falou sobre o programa Cidades Digitais, executado pelo Governo Federal.

Outra apresentação, comandada pelo subsecretário do Desenvolvimento Rural de Mossoró, Betinho Segundo, foi sobre a importância do Programa de Habitação Rural para os municípios da região Oeste potiguar.

O secretário executivo da Amorn e ex-prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio. Também fez apresentação detalhando o processo de produção de projetos para aquisição de recursos pelo programa estadual RN Sustentável.
Participaram também da reunião os prefeitos Jessé de Freitas (Riacho de Santana), Olga Chaves (Martins), Expedito Salviano (Venha Ver), Luiz Jairo (Upanema), Mano (Umarizal), Thales André (Major Sales), Breno Oliveira (Olho Dágua do Borges), Klébia Bessa (Tabuleiro Grande), Antônio Gomes (Viçosa), Ciro Gustavo (Itaú) e Antônio Walter (Lucrécia).

Fonte: Assessoria