• Ninguém sabe qual será o destino de oito siglas, que automaticamente foram excluídas das conversas para possível aliança. Primeiro foi a deputada federal Fátima Bezerra, depois a Executiva Estadual do PT, que aprovou resolução e condicionou alianças apenas com os partidos que farão aliança para apoiar Dilma, e que no estado fazem oposição ao Governo Rosalba. De cara, o DEM do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini. O PSB da ex-governadora Wilma de Faria, também “concretamente” fica de fora. Ainda partidos com representação no Congresso, como o PV do senador Paulo Davim e do deputado federal Paulo Wagner. O PT também não quer aliança com o PSDB do ex-deputado Rogério Marinho, o PMN do deputado Antônio Jácome, o Solidariedade do deputado Kelps Lima, o PPS do ex-deputado Wober Júnior, o PSC do ex-vereador Adenúbio Melo… Ainda não falou no PP do deputado federal Betinho Rosado… E se essas siglas se unissem para concorrer e montar chapa no próximo ano?
  • No Brasil 117,8 milhões de pessoas contratam serviço de internet banda larga. O levantamento feito em setembro último pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) mostra que, diante do mesmo mês do ano passado, houve um crescimento de 42% no número de assinantes. Nos últimos 12 meses, foram ativados 34,8 milhões de novos acessos à rede, sendo 31,8 milhões apenas este ano. De acordo com a associação 39% dos domicílios brasileiros urbanos têm internet de alta velocidade, fixa. Já a internet pela rede móvel, 3G e 4G, está presente em 81,2 milhões de celulares. Outros 15,1 milhões de usuários assinam pacotes de dados para modems, aquelas plaquinhas de conexão, parecidas com pen-drives.
  • O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses. A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas a médio prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011. A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012. . Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido e sofrem com a seca.Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. No Ceará a situação é crítica em mais da metade dos reservatórios. Apenas um dos reservatórios, o do Gavião, tem mais de 80% da capacidade, mas que fica localizado próximo ao litoral. No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados desta sexta-feira (25), da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.
  • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitará as homenagens que receberá nesta terça-feira, 29, no Congresso Nacional para cobrar dos parlamentares a aprovação de um projeto de reforma política. Em duas décadas de discussões, o Parlamento não conseguiu chegar a um consenso sobre o assunto. Lula abordará a reforma política em seu discurso na Câmara dos Deputados, onde receberá as medalhas Suprema Distinção (pelos serviços prestados dos chefes de Estado em sua atuação pública) e Assembleia Nacional Constituinte (homenagem aos deputados constituintes). Em aproximadamente 30 minutos de discurso, Lula também exaltará a relação com o Congresso durante seu governo. ( O Estado de S.Paulo – Daiene Cardoso)
  • Mais 2.167 profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos chegam às capitais do país neste fim de semana. Eles integram a segunda etapa do programa e vão começar a trabalhar a partir do dia 4 de novembro, em 783 municípios, segundo o Ministério da Saúde. No grupo, estão 2 mil cubanos, que vieram por meio da parceria do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). De acordo com a pasta, os profissionais passaram por três semanas de avaliação em universidade federais em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Antes de se deslocarem para as cidades onde irão trabalhar, os médicos estrangeiros vão estudar, por uma semana, os problemas de saúde mais comuns em cada região. O Nordeste é a região que receberá o maior número de profissionais, 928. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120)