O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 0,5% em outubro na comparação com setembro e alcançou 107,7 pontos. “Mesmo assim, o INEC permanece abaixo da média de 113,7 pontos registrada nos primeiros cinco meses de 2013”, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 31 de outubro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conforme a pesquisa, os brasileiros estão mais otimistas com a evolução dos preços e do emprego nos próximos seis meses. O índice de expectativa de inflação aumentou 5,5% e o índice de expectativa de desemprego cresceu 1,8% em outubro frente a setembro. O aumento dos dois indicadores revela crescimento do otimismo dos consumidores.

Feita entre 17 e 21 de outubro com 2002 pessoas em todo o país, a pesquisa mostra ainda que a população está menos otimista com a renda pessoal. O indicador de expectativa de evolução da própria renda nos próximos seis meses caiu 0,8% em relação a setembro. A avaliação sobre o endividamento também foi mais negativa. O índice de endividamento para os próximos três meses caiu 3,3% em outubro frente a setembro.

Apesar disso, os brasileiros pretendem ir às compras. O índice de compras de bens de maior valor cresceu 1% em outubro frente ao mês anterior.