A colunista Daniela Freire,do Jornal de Hoje, bateu um papo, ontem à tarde, com o deputado democrata Felipe Maia. Na pauta da conversa, articulações com vistas às eleições 2014 e a situação da governadora Rosalba Ciarlini, que ainda pensa em ser candidata à reeleição.Para começar, uma abordagem sobre a posição do PMDB em lançar chapa com nome próprio (Fernando Bezerra) e a deputada Fátima Bezerra para o Senado, levando em conta que o PT exige a exclusão dos partidos que fazem oposição ao governo Dilma, incluindo, claro, o DEM.

“Não há nada definido para chapa majoritária. Claro que há conversas, mas definição nenhuma”, disse o parlamentar, que continuou: “A deputada Fátima Bezerra quer ser candidata a senadora excluindo automaticamente vários partidos da aliança, mas o PMDB não pode ficar cedendo aos caprichos de Fátima”. Para Felipe, o PMDB também não pode querer ter candidato próprio ao governo tirando a vice-prefeita Wilma de Faria e o seu PSB do arco de apoios.

 

“Acredito que o PMDB não irá ceder a isso, principalmente se Rosalba não for candidata”, afirmou. Isso porque com Rosalba fora de combate, Wilma e o vice-governador Robinson Faria se uniriam numa chapa forte e adversária da criada pelos peemedebistas.Segundo Felipe, quanto mais Fátima fala (sobre exclusão de partidos de oposição da chapa peemedebista) “mais longe ela fica do Senado”.

Ainda em entrevista a colunista, o deputado federal Felipe Maia, filho do senador José Agripino Maia, afirmou: “Rosalba é candidata desde que ela consiga formar um elo de alianças que consiga buscar a eleição de deputados estaduais e federais. É preciso que ela garanta isso. Não estou falando só de mim. Temos os deputados Getúlio Rêgo, José Adécio e Leonardo Nogueira, na Assembleia, que precisam ser reeleitos”, enfatizou o parlamentar.Que emendou: “Estaremos no palanque de Rosalba caso ela garanta isso, mas o cenário é o pior possível”.

Em relação às informações de que o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, tem se preocupado exclusivamente com a reeleição do filho ao desprezar a possibilidade de apoiar o projeto do casal Rosado para conseguir se aliar ao PMDB…Felipe negou. “Não é isso. A coisa está sendo colocada de forma muito simplista de que tudo gira em torno de minha candidatura e não é isso!”, garantiu. Para em seguida explicar: “Com a criação do PSD, Agripino tem o compromisso de, na eleição do próximo ano, trazer de volta (a Câmara Federal) algo em torno de 40 deputados federais. E eu sou um deles!”.