A reunião entre o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e o secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, realizada nesta quinta-feira (14), foi focada nos temas de segurança cibernética, desenvolvimento sustentável e o papel do Brasil nas missões de paz coordenadas pela ONU.
Alves participa em Nova York da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas – evento paralelo da 68ª Assembleia Geral da ONU. O embaixador do Brasil na ONU, Antonio Patriota, também participou do encontro.
Durante a reunião, Jan Eliasson questionou o presidente da Câmara sobre o impacto das denúncias de espionagem de autoridades brasileiras, entre elas a presidente Dilma Rousseff, por parte do governo dos Estados Unidos.
Henrique Alves disse que a repercussão interna foi “muito forte”, com grande apoio à postura de Dilma – que se recusou a visitar os Estados Unidos e cobrou explicações do governo daquele pais. Ele lembrou, no entanto, que as relações econômicas entre os dois países foram preservadas.
Sobre esse assunto, Alves destacou ainda que a Câmara vem tratando, nas últimas semanas, da votação da proposta de marco civil da internet (PL 2126/11, do Executivo), que é o principal item na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados para a semana que vem. “É muito difícil alcançar o consenso sobre esse tema, pois são muitas visões e facetas, mas ainda estamos tentando um acordo para votar a matéria na semana que vem˜, afirmou Alves.
Já Eliasson relatou experiências nas quais constatou o “poder da internet”. Em uma delas, vivenciada na África, líderes tribais que não liam ou escreviam conseguiram compreender a mediação da ONU  a partir do uso de aparelhos celulares. “A internet é uma força do bem que não permite mais o encobrimento da verdade”, declarou o líder da ONU. Eliasson disse ainda que quando veio ao Brasil na década de 1990, ficou “impressionado” com o grau de informatização das pessoas.
Desenvolvimento Sustentável
Alves e Eliasson debateram também as experiências de Suécia (pais natal do secretário da ONU) e Brasil no desenvolvimento sustentável. Sobre esse assunto, Alves destacou que o Brasil avançou na erradicação da pobreza nos últimos anos, mas precisa reduzir as desigualdades regionais. “Vivemos uma democracia plena, com liberdade e respeito aos direitos humanos, mas precisamos melhorar o desenvolvimento regional”, declarou o presidente da Câmara, salientando que no mês passado foi comemorado os 25 anos da Constituição.
Jan Eliasson acrescentou que a situação da Suécia em meados do século passado era semelhante, sendo o pais um dos mais pobres da Europa. “Demos um salto a partir de três ações: investimentos em infraestrutura, educação e no fortalecimento das instituições”. O dirigente apoiou ainda as ações brasileiras no combate ao desmatamento florestal.
Papel do Brasil em missões
Jan Eliasson também aproveitou a reunião com o presidente da Câmara para elogiar a atuação do Brasil nas missões de paz coordenadas pela ONU, especialmente a do Haiti, iniciada em 2004., e a ação do general Santos Cruz no Congo. “Desde que ele chegou, a situação naquele pais melhorou muito”, concluiu o dirigente da ONU.
Além de Henrique Eduardo Alves, integram a comitiva o segundo vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (PSD-RN); o primeiro secretário da Câmara, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC); os líderes do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), e do PDT, deputado André Figueiredo (CE); e os deputados Danilo Forte (PMDB-CE) e Esperidião Amin (PP-SC).
Fonte: Assessoria