Nos últimos meses, a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, vem caindo vertiginosamente. Os dados divulgados recentemente pela Infraero já preocupam o setor turístico potiguar e fez soar o alarme para tomada de medidas rápidas.

De acordo com as informações, de janeiro a outubro deste ano os pousos de voos regulares domésticos atingiu a marca de 7.676. No mesmo período de 2012, a marca atingida foi de 9.128 pousos. Uma redução de 1.452 pousos (-15,91%). Nos voos regulares internacionais, a redução foi de 23 pousos. De janeiro a outubro deste ano: 181 pousos. No mesmo período de 2012: 204 pousos.

O trade turístico defende como uma das alternativas para barrar essa queda um maior incentivo governamental na desoneração da carga tributária do querosene da aviação (QAV). “Essa idéia é para gerar um atrativo. Reduzindo custos para as operadoras de voos, poderemos incrementar o número de aeronaves descendo em Natal”, afirmou George Costa, dirigente da Natal Convention & Visitors Bureau.

Só em abril    

Mesmo com esses dados, o Governo do Estado parece que ainda não ouviu o pedido do setor turístico para mais investimentos. Em recente declaração a imprensa, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o incentivo fiscal que o setor pleiteava para atrair mais voos e passageiros durante a alta temporada (dezembro a março), poderá ficar para depois de abril de 2014.

“Será melhor deixar o aeroporto de São Gonçalo funcionar primeiro para depois tratar dessa questão. Nós não podemos reduzir os impostos sem conhecer o mercado. É mais prudente conhecer o mercado primeiro. Acredito  que o aeroporto vai atrair mais voos, porque abrirá espaço para o transporte de cargas”, disse a governadora.

O que é QAV?

É o combustível usado nas aeronaves com motores a turbina, seja jato-puro, turboélices ou turbofans. É produzido por fracionamento do petróleo, através de destilação a pressão atmosférica, seguido de tratamento, o que confere ao produto a qualidade adequada ao seu bom desempenho.