Quinze jovens do município de São Miguel do Gostoso – a 102 quilômetros de Natal – são responsáveis pelo primeiro empreendimento turístico do projeto Responsabilidade Social e Negócios do SEBRAE/RN. A agência Gostoso Ecotur é resultado das ações do projeto, que promove desde 2010 a cultura empreendedora entre grupo de jovens e mulheres no estado. A empresa de passeios de aventura, que será inaugurada ainda neste mês, surgiu, durante uma das oficinas de negócios realizadas em maio deste ano pela equipe do Sebrae.

“O grupo participou ativamente de todo o processo de criação do empreendimento. O Sebrae ajudou orientando, com a ajuda de parceiros, a explicar e divulgar a cultura empreendedora. Os participantes são estimulados a empreender em coletivo”, explica a gestora do projeto Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae-RN, Tatiana Campos. Através da parceria entre a Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS) e a CPFL Renováveis, o Sebrae iniciou a capacitação dos jovens no município há 18 meses. O grupo participou de cursos, palestras, gincanas educativas, simulações e práticas empreendedoras.

Durante os três anos da iniciativa, a penitenciária João Chaves, o bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte de Natal) e o município de São José do Mipibu receberam as ações do projeto. “ Só temos data para começar. As ações passam a ser permanentes dentro dos grupos. Por isso a ajuda dos parceiros é taõ importante na condução das atividades”, diz Tatiana Campos.

Heldene Santos, presidente da AMJUS, foi um dos apoiadores da ação. “As pessoas não confiam no potencial dos jovens. O projeto mostra, então, que eles são capazes e podem ter a capacidade de gerenciar os próprios negócios”, falou. O presidente da associação, que acompanha de perto a evolução da Gostoso Ecotur, afirma que as mudanças nos jovens são visíveis. “Como eles participam de todas as etapas, nós percebemos que eles começaram a planejar e estudar”, disse