O  presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, agradeceu à presidente Dilma o apoio que oferece à gestão do senador Garibaldi Filho como ministro da Previdência Social e que se evidencia, dentre outras realizações em favor dos aposentados e pensionistas, no plano e expansão da rede de atendimentos. Essa manifestação de Henrique ocorreu na noite desta sexta-feira (6), por ocasião da inauguração da APS de Canguaretama, a 70 quilômetros de Natal.

Também participaram da solenidade, além de autoridades locais, o ministro Garibaldi, que a presidiu, o vice-governador do RN, Robinson Faria, o deputado federal João Maia, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta, e os deputados estaduais Walter Alves, Gesane Marinho, Fábio Dantas e Kelps Lima.

Realçando o que representava para os aposentados e o município de Canguaretama aquela inauguração, Henrique lembrou que, para ter acesso aos benefícios previdenciários, a população precisava viajar 60 quilômetros até a agência mais próxima, no município de Parnamirim. A agência do INSS em Canguaretama atenderá também previdenciários dos municípios vizinhos de Baía Formosa, Pedro Velho e Vila Flor, totalizando quase 60 mil beneficiários.

O ministro Garibaldi Filho, por sua vez, destacou a importância que a agência vai representar para a economia do município: “Em 2012, os repasses realizados pela Previdência Social para o pagamento de benefícios em Canguaretama chegou a R$ 38,4 milhões, valor três vezes superior ao repasse realizado pelo Tesouro Nacional por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que, naquele ano, foi de R$ 12,9 milhões. Atualmente – acrescentou – o volume de repasses da Previdência é superior ao dinheiro depositado a título de FPM em 66% das cidades brasileiras”.

 

RN – Incluindo Canguaretama, que abrirá suas portas para a população a partir da segunda-feira (9), o Rio Grande do Norte passa a contar com 35 agências da Previdência Social. Desse total, 13 foram entregues a partir de 2011.

Nove delas foram construídas em cidades que não dispunham de unidades previdenciárias: Touros, Baraúna, Nova Cruz, Extremoz, Monte Alegre, Canguaretama, Caraúbas, Jucurutu e Parelhas. As outras quatro substituíram prédios alugados em Mossoró, Angicos, Apodi e Patu.

Na próxima semana, dia 14, o ministro Garibaldi Alves Filho inaugura mais uma agência da Previdência no Rio Grande do Norte. A unidade será entregue no município de Macaíba. No próximo ano deverão ser concluídas pelo menos outras cinco obras que se encontram em andamento: novas agências de São Paulo do Potengi e Ceará-Mirim, o Centro de Documentação Previdenciária de Mossoró e a sede da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também em Mossoró.

Fonte: Assessoria