Via Agência Estado

A pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira, 13, apontou que a avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff subiu de 37% para 43% em relação ao último levantamento, feito em setembro. No mesmo período, a sondagem registrou uma queda de 39% para 35% dos entrevistados que consideram o governo regular e o porcentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo oscilou dentro da margem de erro, de 22% para 20%.

Desde julho, a presidente cresceu 12 pontos percentuais entre os entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom. Na pesquisa anterior, Dilma também havia subido seis pontos percentuais em relação ao levantamento de julho, quando registrou 31% de avaliação positiva.

 

Maneira de governar

 

O porcentual dos entrevistados que aprovam a maneira da presidente Dilma Rousseff de governa oscilou de 54% para 56% . A variação ocorre dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, de setembro.

O porcentual dos entrevistados que desaprovam a maneira de Dilma governar, entretanto, caiu no mesmo período, de 40% para 36%. O indicador vem caindo desde julho, quando ela tinha 49% de reprovação da maneira de governar, superando, na ocasião, aqueles que a aprovavam, que eram 45%.

Isso ocorreu logo após o início dos protestos de rua país afora. Foi a única vez que ela registrou uma reprovação superior à aprovação da maneira de governar desde que assumiu a presidência em 2011.

A pesquisa foi feita entre 23 de novembro e 2 de dezembro, com 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.