Duas empresas do Rio Grande do Norte podem chegar à final do Prêmio Nacional de Inovação, iniciativa que reconhece os negócios que contribuíram para o aumento da competitividade do país a partir de práticas inovadoras. Das 53 empresas potiguares inscritas na premiação, apenas a Agroindustrial Extrema e a Farmafórmula foram classificadas para a fase de entrevistas feitas pela equipe de avaliadores. Concorrendo na categoria Agentes Locais de Inovação (ALI), as empresas disputam com outros 217 empreendimentos os troféus nas subcategorias indústria e comércio, respectivamente.

A seleção das duas organizações não foi à toa. Com o apoio do ALI, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a Extrema está aprimorando um software e obtendo o licenciamento ambiental na produção de derivados da cana de açúcar. Já a Farmafórmula passou por capacitações oferecidas pela Instituição e uma de suas unidades é atendida pelo programa.

De acordo com a gestora do ALI no RN, Algeria Varela, o Sebrae conseguiu atrelar a inovação ao cotidiano das duas empresas, o que resultou na seleção para a premiação de alcance nacional. “A Extrema adota a inovação no seu processo produtivo e, com a Farmafórmula, acontece o mesmo. Encaramos o programa ALI com um grande incentivador da Inovação nos pequenos negócios do Rio Grande do Norte. Colocamos em campo um grupo de agentes bem formado e informado que estimulam os empresários a aprimorar seus produtos, processos, marketing, e gestão, através consultorias tecnológicas”, explica a gestora.

O Prêmio Nacional de Inovação é realizado pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A premiação visa reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país através de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação. O anúncio das vencedoras está previsto para o começo de 2014.

Fonte: Assessoria