Sebrae leva Espaço Brasil Original à 19ª Fiart

A produção de 15 artesãos atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte será apresentada em loja conceito, durante a 19ª edição da Internacional de Artesanato do RN (Fiart). Pelo segundo ano, o Espaço Brasil Original reunirá peças de Microempreendedores Individuais (MEI) e de associações dos municípios como Vera Cruz, Areia Branca, Mossoró, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, Natal e Timbaúba dos Batistas. Com o slogan “A originalidade dá forma a novas oportunidades”, essa edição do evento será realizada entre os dias 24 de janeiro a 02 de fevereiro, no Centro de Convenções de Natal.

Todos os expositores do Brasil Original encaram o artesanato como negócio. “Preparamos para a Fiart uma loja conceito, onde os visitantes poderão conferir o artesanato tanto como item de decoração quanto conhecer o seu uso como utilitário”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014 de Produção Associada ao Turismo no Rio Grande do Norte, Jupira Nunes. O selo Brasil Original faz parte das estratégias do Sebrae para preparar os grupos de artesanato para criar e comercializar um produto diferenciado e com forte valor cultural agregado em todas as 12 cidades-sede da Copa FIFA de 2014.

 

Na Fiart, o espaço terá cem metros quadrados e ficará localizado na entrada da feira. No mês passado, a I Feira Potiguar da Indústria recebeu a loja conceito no salão de exposições do evento. A partir de março, o Sebrae vai montar uma loja fixa com o selo no bairro de Mirassol. A prefeitura de Natal ficará encarregada da curadoria.

Para a Fiart, a expectativa é que as vendas sejam ainda maiores do que as do ano passado. “A cada nova edição da Fiart as vendas só aumentam, o que é consequência da preparação desses empreendedores”, explica Jupira Nunes. De acordo com a gestora, entre os diferenciais destes artesãos estão a incorporação do cartão de crédito nas vendas e o planejamento sustentável. “Eles estão aprendendo a se diferenciar”, completa.

Fonte: Assessoria