A estratégia da presidente Dilma Rousseff (PT) de aparecer cada vez mais em pronunciamentos em rede nacional de rádio e televisão custou, até agora, R$ 1,2 milhão aos cofres públicos desde o primeiro ano de seu mandato, em 2011. Cada vez que a presidente vai à tevê, o Palácio do Planalto desembolsa R$ 90 mil com produção, gravação, edição, computação gráfica, trilha, locução, equipe e equipamentos.

No último domingo (29), a presidente Dilma fez seu 17º pronunciamento desde que tomou posse. Trata-se de uma média que supera cinco aparições por ano. Seus antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), registraram uma média inferior a três pronunciamentos de tevê anuais.

Nas aparições deste ano, além da que foi ao ar ontem, a presidente divulgou medidas de impacto de seu governo, como a redução da tarifa de energia, a desoneração da cesta básica e a promessa de destinar dinheiro do pré-sal para a educação. Foi à tevê também para dar uma resposta às manifestações, para exaltar a criação do programa Mais Médicos e para comemorar a conclusão do primeiro leilão do pré-sal.