# # Black blocs se preparam para 2014

Para quem pensa que os mascarados e o gás lacrimogêneo serão apenas uma lembrança de 2013, um recado: “Com toda certeza, vai ter manifestação na Copa do Mundo, no ano que vem, e às vésperas das eleições”, avisa Raíssa Labanca. A estudante de direito faz parte do grupo que, batizado de Marcha do Vinagre, ajudou a levar dezenas de milhares de brasilienses às ruas, entre junho e setembro. “Não acabou porque as pessoas saíram das ruas. Já há convocações para 2014 com o mote “não vai ter Copa”’, confirma Esther Gallego, professora de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisadora acredita que o momento de calmaria se deve a “uma reorganização para 2014″. Nas redes sociais, dezenas de eventos simultâneos já estão agendados para 25 de janeiro. (Correio Braziliense)

# # Audiência em queda…

A Rede Globo tem um plano para reverter sua queda de audiência em 2014: focar em públicos novos. O anúncio foi feito por Carlos Henrique Schroder, que assumiu há um ano o cargo de diretor-geral, em almoço de final de ano com jornalistas. A emissora vive uma crise de audiência. O Jornal Nacional, seu programa mais importante, registrou em 2013 seu pior ano da história em audiência. Apenas nos últimos dois anos, 2012 e 2013, a queda foi de 18,4%, e na última década, despencou 30%. No caso desse ano que passou, uma das razões é a péssima audiência da novela que antecede o noticiário, Além do Horizonte, prejudicando também o Jornal Nacional. Outra razão é que, assim como jornais e revistas, as emissoras de televisão também têm perdido público para a internet. No caso da emissora da família Marinho, mesmo no horário nobre (das 18h à meia-noite), em que estão concentradas as principais atrações, a queda da audiência foi maior, caindo de 24,6 pontos (2012) para 23,2 pontos (2013). Segundo Schroder, o plano para 2014 é flexibilizar e experimentar mais. O diretor enfatizou a necessidade de oferecer produtos que atraiam o público que está indo para a TV paga sem perder o telespectador mais tradicional.

# # O Bota fora de Dilma

A presidente Dilma Rousseff não deve esperar o prazo máximo de 5 de abril para desincompatibilização dos ministros que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições de outubro, conforme determina a Lei Complementar de número 64/1990, para promover a tão esperada reforma ministerial. Pelo o que a própria presidente já anunciou, para cumprir a lei eleitoral, ela poderá começar a reforma na segunda quinzena de janeiro e concluí-la até o carnaval, no começo de março. De acordo com a lei, ministros de Estado, magistrados, presidentes, diretores e superintendentes de empresas públicas e chefes de órgãos que fazem assessoramento direto também devem pedir exoneração na mesma data (5/4). O mesmo não vale para candidatos à reeleição a cargos de governadores e presidente da República. Estes podem continuar nos cargos, mas algumas restrições lhes são impostas pelas autoridades eleitorais.(Portal Estadão)

# # STF e as pendências…

O Supremo Tribunal Federal (STF) retornará aos trabalhos em 2014 com diversos temas pendentes de julgamento, como a proibição de doações de empresas privadas para campanhas políticas; a proibição da publicação de biografias não autorizadas; e assuntos penais, como o julgamento do processo do mensalão mineiro, além dos últimos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Após a primeira sessão do ano, no dia 3 de fevereiro, o ministro Teori Zavascki poderá liberar o voto-vista no julgamento sobre a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas no Supremo. No dia 12 de dezembro, o julgamento foi suspenso pelo pedido de vista de Zavascki. O placar está em 4 votos a favor do fim das doações. Faltam os votos de sete ministros. (De O GLOBO)