Quase 200 graduandos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizou o sonho de receber o diploma de um curso superior, em solenidade de colação de grau presidida pelo reitor José de Arimatea de Matos, em Mossoró e na cidade de Angicos.

No câmpus central, colaram grau os estudantes do Curso de Matemática, Educação do Campo e Ciências Biológicas, integrantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O mesmo seguiu em Angicos, com a colação de grau dos graduandos nos cursos de Ciência da Computação e em Matemática. Nas duas solenidades, os alunos foram conduzidos pelos professores coordenadores dos cursos, em seguida apresentados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Após a leitura do juramento, o reitor professor José de Arimatea de Matos outorgou o grau aos formandos. A solenidade seguiu com a leitura dos oradores representantes das turmas. Em Mossoró, a licenciada em Ciências Biológicas Naibe Cristina de Figueiredoemocionou os convidados em um discurso de agradecimento pela oportunidade do curso e ainda lembrou momentos marcantes da turma.

Já em Angicos, o orador também expressou palavras de gratidão e destacou ainda a importância da chegada do curso superior nas cidades do interior para a formação de professores.

A Professora Maria do Socorro Ribeiro Freire Cacho é coordenadora da turma de Ciências Biológicas, em Mossoró, e lembra que “a formatura da primeira turma de Biologia é a concretização de um projeto iniciado há quatro anos. Sinto-me feliz de estar concluindo este projeto e poder honrar o compromisso assumido pela Ufersa em 2009. A oferta de cursos superiores com qualidade para a capacitação dos docentes em exercício na rede pública, visando à melhoria do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas é muito importante”.

A paraninfa das turmas de Mossoró, professora Karla Rosane do Amaral Demoly, conduziu a leitura de seu discurso também relembrando a trajetória do curso e destacou votos de otimismo aos formandos. “Este momento é muito importante para a comunidade acadêmica, pois temos a formatura de professores que atuam diretamente na educação básica em Ciências Biológicas, em Matemática e em Computação. A universidade forma professores e, assim, interfere diretamente nas circunstâncias de aprendizagem na rede pública de ensino em nossa região. Os colegas professores formandos, agora licenciados pela UFERSA, experimentam momentos de alegria e festa, após estes anos de dedicação para chegarem à conclusão do curso”, disse Karla Demoly.

Em Angicos, as turmas foram representadas pela professora Rita Diana de Freitas Gurgel, que ressaltou em seu discurso a importância da formação dos novos licenciados. Citando o educador Paulo Freie, a professora reforçou também a experiência de partilha de conhecimento durante o período de formação. Concluiu suas palavras com entusiasmo e torcida para que os concluintes sigam a carreira, contribuindo com o processo de ensino e aprendizado na região do semiárido.

O professor José de Arimatea de Matos, reitor, encerrou a solenidade destacando a emoção de conceder grau aos novos licenciados. “Essa é uma trajetória que eu conheço de perto porque acompanhei o esforço para implantação do PAFOR na Ufersa, à época na função de Pró-reitor de Graduação. Por isso, hoje, acredito que essa seja uma colação diferenciada, especial para a instituição porque estamos formando professores”, declarou o reitor.

 

Fonte: Assessoria