O protesto contra a realização da Copa do Mundo em Natal, que estava pacífico até poucos momentos, teve momentos de vandalismo momentos antes da chegada da presidente Dilma Rousseff à Arena das Dunas, na tarde desta quarta-feira (22). Manifestantes picharam e atiraram paus e pedras contra dois carros que possivelmente pertenciam à comitiva da presidente. Não há a confirmação sobre quem estava nos veículos. Ninguém foi preso e o protesto foi finalizado.

Quando os veículos chegaram, trafegando pela contramão de uma das vias que dão acesso ao estádio, os manifestantes cercaram e tentaram impedir a entrada. Os policiais militares que fazem a segurança no entorno da Arena das Dunas trabalharam para abrir o caminho, mas também foram alvo de agressões por parte dos manifestantes. Não há a confirmação se houve feridos.

Além dos carros da comitiva, duas ambulâncias do Samu também foram alvo dos manifestantes. Foi possível identificar que um dos veículos da comitiva teve o vidro quebrado pelo ato dos vândalos. Apesar da manifestação, os carros conseguiram chegar à área restrita da Arena das Dunas.

Pouco após o ato, a solenidade teve início e a manifestação foi dada por encerrada. Os sindicatos que participaram do protesto marcaram reunião para a terça-feira (28), no Sinpol, para avaliar o movimento de discutir novas mobilizações.

ARENA DAS DUNAS –

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (22), ao inaugurar a Arena das Dunas, em Natal, ter certeza que o Brasil fará a Copa das Copas. Para a presidenta, o Brasil tem muito a apresentar não só no futebol, mas também em termos de desenvolvimento, distribuição de renda e melhoria da vida da população. Dilma elogiou a concepção da arena, com fachada e cobertura integradas e compostas por 20 “pétalas”. Segundo ela, o estádio é tão bonito quanto Natal.

“Fiquei encantada com a beleza desse estádio, com o fato de que ele saiu 3% abaixo do preço orçado, que é um estádio que vai ganhar o selo da Ecologia. Um estádio ambientalmente sustentável, que empregou 4 mil trabalhadores, entre eles apenados, e quero dizer para vocês, além de todo o legado que temos na Copa em termos de mobilidade, do que vai trazer para o Brasil, vamos deixar também um estádio como esse. Importantíssimo ter jogos como esse, América e ABC e todos os outros times. Mas fico pensando que é um local para convenções, exposições, grandes reuniões. Esse estádio é tão bonito quanto Natal”.

Fonte: Tribuna do Norte/Robson Pires